42 Dezembro 2023 | AutoData EVENTO » CONGRESSO AUTODATA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS 2024 automotiva. O programa mudou de nome, agora é chamado de Mover, mas suas resoluções ainda encontram-se em debate interno no governo federal, que há meses adia a divulgação de seu formato final. Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que o Mover está escorado sobre quatro pilares. O primeiro deles envolve requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos no País, como a eficiência energética medida do poço à roda – que engloba a pegada de carbono completa do combustível utilizado, seja gasolina, etanol ou eletricidade –, a reciclabilidade dos veículos, etiquetagem veicular e desempenho de tecnologias assistidas. O segundo pilar diz respeito a incentivos a pesquisa e desenvolvimento por parte dos fabricantes de veículos, desta vez menos focados no imposto de renda e mais na distribuição de créditos financeiros: “[O mecanismo proposto] visa a atingir mais investimentos, superiores a 2,5% da receita operacional bruta [de cada empresa], e multiplicadores específicos para o desenvolvimento e produção de novas tecnologias no País, relacionadas à motorização, tecnologias assistidas e novos materiais”. O terceiro pilar do Mover será a continuação dos programas prioritários, para financiar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores com recursos destinados pelas empresas a institutos de pesquisa qualificados – hoje eles são Senai, Finep, Fundep, Embrapii e BNDES, que redistribuem os recursos a projetos específicos para nacionalização e evolução de tecnologias. Por fim o quarto pilar do programa envolve a facilitação das exportações, com algumas medidas no sentido de reduzir os custos das transações. Junto com o Mover o governo trabalha com outras cinco frentes, mencionadas por Gandini, como levar os resultados das políticas industriais à sociedade, fazer com que os programas de renovação de frota tornem-se permanentes, integrar os corredores sustentáveis em multimodais e o José Eduardo Luzzi, MWM; Amauri Parizoto, FPT; e Adriano Rishi, Cummins
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