85 » FIM DE PAPO AutoData | Novembro 2023 “ Temos os melhores ventos do mundo, com pouca turbulência e unidirecional, é o nosso petróleo verde.” Eduardo Ricotta, presidente da fabricante de turbinas eólicas Vestas na América Latina, ao comentar o potencial de geração de energia elétrica no Nordeste brasileiro para eletrólise da água e produção de hidrogênio verde, em entrevista ao NeoFeed. ...................................................................................................................................................................... “ Sem uma estratégia regulatória para acabar com as emissões de CO2 não há como estar preparado para atingir este objetivo. A indústria automotiva precisa continuar trabalhando junto aos governos e outros setores da economia para convencer a todos de que hoje não há condições para o net zero [em 2050].” John Bozzella, presidente da Oica, durante a assembleia geral da entidade que reúne os fabricantes de veículos no mundo, em evento realizado pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, no fim de outubro. O dirigente reconhece que o atual ritmo é insuficiente para zerar as emissões de CO2 dos meios de transporte e conter o avanço da temperatura global em 1,5° C até 2050. ...................................................................................................................................................................... “ Como o Brasil é o segundo maior mercado da Jeep no mundo, estarei sempre por aqui. Devo visitar a fábrica de Goiana [PE] com alguma frequência. Não é um adeus, mas um até breve.” Antonio Filosa, em sua última entrevista como presidente da Stellantis América do Sul, no fim de outubro, pouco antes de partir para os Estados Unidos, onde em 1º de novembro assumiu o comando global da marca Jeep. ...................................................................................................................................................................... “ Estamos passando por um momento difícil de desindustrialização e ela é mais crítica num ano como este no qual temos um recorde de importação de aço chinês no Brasil. Fizemos investimentos significativos na esperança de atender o crescimento da indústria automotiva. Mas o que vemos é a penetração forte de veículos importados. Tem a BYD, Build Your Dreams: talvez ela tenha construído o sonho de alguém, mas certamente não é o meu, porque para um veículo desses a gente não vende sequer um quilo de aço.” Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, ao participar de painel no Congresso Brasil Competitivo 2023, em São Paulo, no fim de outubro. US$ 1 tri Estimativa do valor do mercado de hidrogênio verde, cuja produção até 2030, para abastecer o setor de transportes, poderá atingir 38 milhões de toneladas/ano, caso todos os projetos sejam realizados, segundo a Agência Internacional de Energia. ........................................................................................................... 300 a 600 t Volume em toneladas de ferro e componentes de aço necessário para construir uma turbina eólica terrestre, incluindo a torre, que gera até 4 megawatts de eletricidade, segundo a World Steel Association. Para gerar 100 MW e abastecer 100 mil casas são necessários 25 destes aerogeradores. ........................................................................................................... B100 A JBS, maior produtora de proteína animal do mundo, iniciou testes abastecendo três caminhões DAF XF 530 6x4 de sua frota com 100% de biodiesel, o B100, produzido pela própria empresa em Lins, SP, a partir de sebo bovino proveniente de suas operações. ........................................................................................................... 218 mil Volume de emplacamentos de veículos zeroquilômetro em outubro, segundo melhor mês de 2023 para o mercado nacional de veículos, segundo dados do Renavam consolidados pela Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=