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79 AutoData | Novembro 2023 Divulgação Divulgação/Volvo Divulgação/Scania Amaggi testa caminhões Scania com 100% do próprio biodiesel Unicore já produziu 60 milhões de catalizadores em Americana BNDES aprova linha de R$ 2,5 bilhões para São Paulo comprar ônibus elétricos Volvo testa ônibus elétrico BZL em São Paulo Após longo período de testes a Amaggi investiu na aquisição de cem caminhões Scania 500 R 6×4 Super para sua frota própria que serão abastecidos exclusivamente com 100% de biodiesel, o B100. O grupo agroindustrial tem meta de reduzir suas emissões de CO2 até 2035. O objetivo da Amaggi é, gradualmente, abastecer com B100 toda a sua frota de mais de 1 mil veículos. O biodiesel utilizado é produzido em usina da própria empresa em área construída de mais de 26 mil m² em Lucas do Rio Verde, MT, com capacidade estimada para extrair 368 milhões de litros do biocombustível a partir de óleo de soja, também fabricado pela Amaggi na mesma região. A Umicore alcançou, em outubro, a marca de 60 milhões de catalisadores produzidos no Brasil, no mesmo mês em que completou 32 anos de operações no País. A empresa instalou em 1991 sua primeira fábrica em Americana, SP, para atender à demanda criada pelo Proconve, o programa brasileiro de controle de emissões de poluentes veiculares. Atualmente a unidade produz cerca de 2 milhões de catalisadores por ano. O próximo passo é fornecer para veículos híbridos. O BNDES aprovou linha de crédito no valor de R$ 2,5 bilhões para a Prefeitura de São Paulo comprar 1,6 mil ônibus elétricos e dar andamento ao seu plano de, até o fim de 2024, substituir, 2,6 mil veículos a diesel por elétricos, ou 20% da frota municipal de transporte público. A Capital paulista será a primeira cidade brasileira apoiada pelo banco de fomento na compra de ônibus a bateria. O financiamento será feito por meio do Finame Direto Baixo Carbono, que já tem quatro fabricantes credenciados. A Volvo iniciou em novembro na Capital paulista, com a Viação Santa Brígida, testes de circulação em operação real com o ônibus elétrico BZL. O veículo de 12,5m de comprimento e capacidade para transportar até oitenta pessoas vai operar por dois meses em rotas das regiões noroeste e central de São Paulo, que será a segunda cidade brasileira a testar o BZL – a primeira foi Curitiba, PR. A Volvo é uma das empresas que se habilitaram a fornecer ônibus elétricos ao sistema municipal de transporte público paulistano, que planeja incorporar mais de 2 mil modelos a bateria até o fim de 2024.

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