63 AutoData | Novembro 2023 Mas o ZR-V tem outros predicados, a começar pelos quase 4,6 metros de comprimento, quase 10 centímetros maior do que todos os principais concorrentes de sua categoria, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Olkswagen Taos. Com entre-eixos de 2,6m o espaço interno é generoso e bem distribuído, tanto para motorista e passageiro na frente quanto para quem viaja atrás. O acabamento é primoroso e na única versão a ser ofertada no Brasil, a Touring, vem com tudo o que a Honda pode oferecer em sistemas de segurança, conforto e conveniência. Este é outro ponto que dá um pouco de vantagem ao ZR-V ante os rivais do Honda mexicano. Dentre alguns itens a mais, destaque para o Honda Sensing, um pacote de tecnologias que inclui controle automático adaptativo de aceleração e frenagem e assistência de permanência na faixa de rodagem. PREÇO E ARGUMENTOS Com preço de R$ 214,5 mil ele só é mais barato que o Jeep Compass, sempre considerando as versões a gasolina de topo dos respectivos dois SUVs nacionais e o Volkswagen argentino. Nesta faixa de mercado, que começa em pouco mais de R$ 200 mil e vai até superar os R$ 215 mil, outros modelos podem ocupar a lista de desejos do consumidor, como o novo GWM Haval H6, híbrido, e até mesmo opções com mais espaço como Jeep Commander e o Tiggo 8 da Caoa Chery. Mas para ficar à frente dos competidores a Honda aposta na dirigibilidade superior do ZR-V, classificada como exemplo de “dinâmica extremamente refinada, com a perfeita relação de conforto e performance, o modelo apresenta comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã”. Esta característica é exclusiva do ZR-V no segmento de SUVs e, segundo a Honda, é possível porque diversos componentes dos sistemas de direção e suspensão são herdados do Civic. O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink. A partição dianteira e os amortecedores traseiros também foram desenvolvidos para o Civic, enquanto a parte traseira e as pinças de freio frontais são do CR-V, um pouco maior. NA PRÁTICA, UM SUV De fato o ZR-V tem dinâmica bem equilibrada na cidade e na estrada mas, durante os mais de 150 quilômetros num percurso ida e volta São Paulo-São Roque, SP, a proposta SUV de dirigibilidade se sobrepôs ao comportamento de um sedã, notadamente mais esportivo. O ZR-V enfrenta muito bem lombadas e buracos, estradas mal conservadas, é muito confortável para todos os ocupantes em todas essas situações, mas quando se trata de uma ultrapassagem não reproduz o comportamento e a eficiência do Civic do qual usa a mesma plataforma. E isto não é, exatamente, um demérito, apenas uma característica intrínseca de um utilitário esportivo. Além disso o motor a gasolina 2.0 16V DOHC i-VTEC de 161 cv e 19,1 kgfm de torque máximo está acoplado a uma transmissão automática tipo CVT: além de ser ruidosa no interior da cabine durante ace-
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