57 AutoData | Novembro 2023 Uma década de DAF no Brasil 2011 Grupo Paccar anuncia investimento de US$ 200 milhões para construir fábrica de caminhões DAF no Brasil com capacidade para produzir até 10 mil unidades/ano. Pela primeira vez a marca holandesa expõe veículos na Fenatran, no Anhembi, em São Paulo. 2012 ●Início da construção, em Ponta Grossa, PR, da primeira fábrica da DAF fora do continente europeu. 2013 Inauguração da fábrica brasileira, com produção e venda do primeiro caminhão XF105 montado em Ponta Grossa. 2015 Início da produção dos motores Paccar MX e do caminhão semipesado CF85. Lançamento do Consórcio Nacional DAF, administrado pelo grupo Randon. 2017 Lançamento de versões fora-de-estrada do CF85 e do XF105. 2019 Criação do banco Paccar Financial com investimento de R$ 100 milhões. 2020 Apresentação do novo DAF XF. Inauguração do Centro de Distribuição de Peças Paccar Parts ao lado da fábrica, com 15 mil m2 e investimento de R$ 100 milhões. 2021 Apresentação da nova linha CF de caminhões semipesados e pesados. 2022 Marco de 30 mil caminhões produzidos, lançamento da linha Euro 6 e do CF semipesado chassi rígido com motor MX de 7 litros. 2023 Rede DAF atinge 100% de cobertura nacional. Walters observa que o Grupo Paccar já está presente em países como Chile, Equador, Peru e Colômbia, com modelos DAF e Kenworth importados da Europa e do México, respectivamente. É por aí, em países nos quais a companhia já tem concessionários estabelecidos, que a fábrica brasileira quer iniciar sua expansão internacional. O primeiro modelo CF Off-Road foi embarcado para o Chile em dezembro de 2021 e, em 2022, a empresa somou cerca de quatrocentos caminhões exportados para estes mercados sul-americanos. “A expectativa [em 2023] é dobrar ou triplicar as nossas exportações”, disse o executivo em outubro de 2022, durante entrevista para a edição Perspectivas 2023 da revista AutoData. FUTURO SEGURO Tecnologias alternativas de propulsão com o objetivo de descarbonizar as emissões, como caminhões elétricos e a gás que o Grupo Paccar já desenvolve na Europa e nos Estados Unidos, também estão no horizonte da operação brasileira, mas a companhia seguirá aqui o mesmo passo seguro que adota no mundo todo: “Na operação brasileira a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e produzirá caminhões com estas tecnologias a partir do momento em que a infraestrutura local estiver preparada”, reforça Walters. Sobre os próximos passos da fábrica brasileira o executivo sublinha que as ambições seguem grandes: “Com investimentos de longo prazo no Brasil a empresa mantém sua visão sempre no futuro estando altamente preparada no presente. Temos metas ambiciosas de crescimento e participação de mercado. Neste ano em que comemora uma década de operação no País a DAF se consolida como uma das principais marcas de caminhões do mercado e, para os próximos anos, expandirá seus investimentos em tecnologias de segurança e qualidade nos produtos e serviços para evoluir ainda mais”.
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