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56 Novembro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » CAMINHÕES cânico, chassi rígido e fora-de-estrada, sendo quatro XF e quatro CF pesados e dois semipesados CF, todos atualmente equipados com motores Paccar MX Euro 6 de 7, 11 e 13 litros montados na mesma planta. No fim de 2020 o XF nacional foi atualizado em linha com o modelo produzido na Europa e um ano depois o mesmo foi feito com o CF. A cadeia de fornecedores evoluiu junto com o avanço da produção, como aponta Walters: “Todos os modelos DAF são montados no Brasil com mais de 70% de nacionalização de peças. Atualmente são cinquenta fornecedores locais e o plano é a introdução de oito novos em 2024”. Atualmente a fábrica de Ponta Grossa passa por ciclo de investimento de quase R$ 400 milhões para ampliar sua capacidade e adotar novas tecnologias produtivas: “O objetivo do investimento atual é dobrar o tamanho da área construída da fábrica para aumentar a capacidade e atender o crescimento do volume de vendas no Brasil e exportações. A empresa adquiriu novos equipamentos, ferramentais, dispositivos e embalagens retornáveis, tanto na área fabril como em fornecedores. Com isto vamos garantir maior eficiência de produção e agilidade na entrega de caminhões”. SALTO INTERNACIONAL Com todos os avanços também evoluíram as ambições internacionais da unidade brasileira, que recentemente começou a exportar os caminhões feitos no Paraná, conforme relata o seu presidente: “A fábrica em Ponta Grossa é uma das melhores da Paccar no mundo e tem índice de qualidade acima da média estabelecida pela matriz. Com isto a DAF Brasil atua na prospecção de novos negócios no Exterior, impulsionando os planos de se tornar um hub de exportação para a América Latina”.

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