55 AutoData | Novembro 2023 ganhamos participação porque sempre oferecemos produtos com diferenciais exclusivos, preços competitivos, qualidade premium e alta tecnologia. Somos reconhecidos por produzir caminhões robustos, eficientes e confiáveis. Por isto, este ano, a DAF é uma das três marcas que mais emplacaram modelos Euro 6 e ficou, nos últimos dezoito meses, na vice- -liderança dos pesados, além de ampliar seu market share no segmento acima de 15 toneladas para 9,9% e para 13,8% acima de 40 toneladas”. EVOLUÇÃO SEGURA Com investimentos somados, trazidos a valor presente, que já superam R$ 1,5 bilhão e mais de 30 mil caminhões já produzidos no País, a DAF vem percorrendo uma rota de evolução segura e constante: “Desde o início a meta do Grupo Paccar é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta, com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium”, afirma Walters. “O Brasil e a América Latina apresentam grande potencial de crescimento e o Grupo Paccar está atento a este mercado e fazendo os investimentos necessários para ampliar a participação com consistência e planejamento”. O investimento inicial consistiu em montar no Paraná os cavalos mecânicos pesados XF, para o qual foi estruturada uma bem-sucedida cadeia de fornecedores que permitiu à DAF terceirizar operações industriais e assim atingir rapidamente índices de nacionalização necessários para que seus caminhões pudessem ser comprados com a linha de financiamento do BNDES/Finame, à época com juros muito mais baixos do que a média. Assim a Flama – hoje do Grupo Aethra e na época da Usiminas – foi contratada para fazer a soldagem das chapas estampadas importadas e a pintura das cabines, e os chassis são produzidos pela Metalsa. Os motores vinham da Holanda mas já tinham alguma nacionalização porque os blocos eram brasileiros, fundidos pela Tupy em Santa Catarina. Mas logo, em 2015, a montagem dos motores Paccar MX foi localizada em Ponta Grossa, com novo aporte de R$ 60 milhões na fábrica. Também em 2015 foi iniciada a montagem de um segundo produto no Paraná: o CF. Hoje a DAF produz dez modelos no País, em configurações cavalo me-
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