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53 AutoData | Novembro 2023 das mais sólidas companhias do mundo, que se orgulha de apurar lucros e pagar dividendos em cada um de seus 86 anos de existência. Com esta segurança de só fazer apostas certas, sem temer os muitos altos e baixos do País, em 2010 foi tomada a decisão de participar do então vistoso mercado brasileiro. O anúncio oficial de investimento de US$ 200 milhões para construir uma fábrica no Brasil, a primeira da DAF fora da Europa, foi feito no ano seguinte, quando a empresa exibiu seus produtos na Fenatran de 2011. Dois anos depois, em 2013, a linha de montagem nacional estava pronta em Ponta Grossa, PR, onde recebeu apoio dos governos estadual e municipal para se instalar, além de encontrar ali um ponto que considera estratégico, por estar na rota dos principais eixos de escoamento de cargas do Sul e Sudeste e próximo de Paranaguá, o maior porto graneleiro de exportação da América Latina e justamente por isto muito visado pelos maiores transportadores do País. ATRASADA MAS RECOMPENSADA A decisão vir ao Brasil foi tomada quando o mercado nacional de caminhões atingiu seu recorde histórico, jamais repetido, com a produção de 223 mil unidades e vendas domésticas de 173 mil em 2011, um impulso efêmero motivado pela mudança na legislação de emissões com a adoção de motorização Euro 5 a partir de 2012, que tornou os veículos mais caros. O problema é que as vendas caíram abruptamente justamente quando a produção da DAF foi iniciada e a marca era uma novata, com apenas um modelo à venda e poucas concessionárias. Atrasada para a festa que jamais foi repetida a DAF vendeu apenas 257 caminhões em 2014, o primeiro ano completo de produção de uma fábrica planejada para produzir 10 mil unidades por ano. Mas não desistiu e esta resistência às intempéries do mercado brasileiro foi recompensada com crescimentos vistosos, com a impressionante média de expansão nas vendas de 53% ao ano em uma década. Raio-X DAF Ponta Grossa Área Construída 35 mil m2 Investimentos divulgados > US$ 200 milhões | 2012-2013: construção da fábrica. > R$ 60 milhões |2015: linha de produção de motores Paccar MX. > R$ 100 milhões | 2019: Instalação da Paccar Financial no Brasil. > R$ 100 milhões | 2019-2020: centro de distribuição de peças. > R$ 395 milhões | 2022-2026: ampliação da fábrica. Número atual de empregados 1,2 mil diretos e indiretos Fornecedores produtivos no Brasil 50 locais e plano para oito novos em 2024 Índice de nacionalização Acima de 70% Capacidade anual de produção 10 mil por turno por ano Total de caminhões produzidos Acima de 30 mil Total de exportações 400 em 2022 [início das vendas externas] Modelos produzidos > Linha DAF XF Pesados: FT 4x2 motor Paccar MX-13 Euro 6, FTS 6x2 MX-13 E6, FTT 6x4 MX-13 E6, FTT 6x4 Off-Road MX-13 E6 > Linha DAF CF Semipesados: FAC 8x2 motor Paccar PX-7 Euro 6, FAS 6x2 PX-7 E6 | Pesados: FT 4x2 MX-11 E6, FTS 6x2 MX-11 E6, FTT 6x4 Off-Road MX-13 E6, FAC 8x2 MX-11 E6. Processos industriais > Soldagem e pintura de cabines na Flama, Pouso Alegre, MG. > Produção de chassis pela Metalsa, Osasco, SP. > Em Ponta Grossa montagem final de caminhões, motores e eixos.

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