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47 AutoData | Novembro 2023 Sul. Ela tem 5,6% do mercado brasileiro de veículos leves, 26,7% das vendas de comerciais leves e incríveis quase 26% dos emplacamentos da Fiat no período – ela é, portanto, o principal pilar de sustentação da virada da marca que já há três anos subiu ao primeiro lugar no País, hoje com participação de 22% e 6,5 pontos porcentuais à frente da segunda colocada. Nas vendas acumuladas do ano até outubro a Strada está 15,5 mil unidades à frente do segundo colocado, o hatch Volkswagen Polo, vende 66% mais do que o segundo Fiat mais emplacado, o Mobi, e é muito mais comprada do que qualquer SUV, o segmento de maior participação e crescimento do mercado brasileiro. Os clientes da marca compram quase três vezes mais a picapinha do que o Pulse, até agora o SUV Fiat mais demandado. PEQUENA RENTÁVEL Todo o acelerado desempenho da picape até agora ainda não reflete o impulso extra esperado das recém-lançadas duas versões cabine dupla topo de linha Ultra e Ranch, ambas visual dianteiro diferenciado e equipadas com o motor turboflex T200 de 130 cv e câmbio automático tipo CVT. As duas chegaram às concessionárias há pouco mais de dois meses, por R$ 133 mil, e segundo Zola já respondem por 25% da procura pela Strada, tanto no varejo das concessionárias como por vendas diretas a pequenos produtores rurais, microempresários e locadoras, que representam de 55% a 60% dos compradores da picape. As novas versões de topo aumentam ainda mais os volumes e, principalmente, a já elevada rentabilidade adicionada à Strada. Aliás a subida de valor da picape nos últimos três anos é algo a se notar: no lançamento da nova geração, em junho de 2020, a versão de entrada para trabalho, a Endurance, equipada com motor flex aspirado 1.3 de 107 cv e cabine plus – eufemismo para estendida – custava R$ 63,6 mil e hoje o preço está 59% mais alto, partindo de R$ 101 mil, reajuste de mais do dobro da inflação IPCA acumulada no período, de 25%. Já a opção de topo Volcano 1.3 cabine dupla com câmbio manual foi lançada custando R$ 80 mil e hoje sai por R$ 115 mil, avanço de 44%. A Fiat soube cobrar pelas inovações e evoluções assimiladas pela sua picape compacta, como foi o caso da cabine dupla com quatro portas lançada em 2020 e, um ano depois, o lançamento da Volcano 1.3 com opção de transmissão automática tipo CVT, que hoje custa R$ 121 mil, ou R$ 6 mil a mais do que a similar com a caixa manual.

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