46 Novembro 2023 | AutoData HISTÓRIA » FIAT CARRO COM CAÇAMBA O que já podia ser considerado muito bom para uma picape com vocação de uso comercial melhorou muito mais após 2020, quando, em pleno ano pandêmico, foi lançada a nova geração da Strada, o primeiro dos lançamentos do plano de investimento as Stellantis no Brasil, de R$ 16 bilhões de 2018 a 2024 e que recolocou a Fiat na liderança do mercado brasileiro, com a picape sempre à frente. “Com a nova geração agregamos elementos que não existiam nas renovações anteriores, o que nos deu muitas vantagens competitivas”, aponta Zola. “A Strada sempre foi um produto muito funcional como ferramenta de trabalho, mas a partir de 2020 ganhou conforto e conveniência típicos de um carro de passeio, com as versões cabine dupla de quatro portas para levar até cinco passageiros, o que fez o cliente olhar para a picape como uma nova opção de compra na comparação com um sedã ou SUV. Com isto a demanda dobrou.” O plano funcionou e as vendas dobraram para cerca de 12 mil unidades por mês, sendo que 50% são das versões com cabine dupla: ou seja, são compras de quem usa o veículo para transportar mais passageiros do que carga. Segundo Zola a incorporação de avanços tecnológicos, motorização mais potente, além de câmbio automático tipo CVT um ano após o lançamento, foram aprofundando a penetração da picape junto aos compradores de carros de passeio: “Algumas versões da Strada hoje oferecem mais conteúdo do que muitos automóveis convencionais e ainda têm o que nenhum deles oferece: uma caçamba”. O fato é que na nova geração a picape subiu sua própria régua, ganhou mais robustez, segurança e tecnologia, ficou mais bonita, aumentou o conteúdo tecnológico, é maior, mais robusta, tem maior capacidade de carga e a versão cabine dupla acomoda até cinco passageiros. Mesmo assim ficou mais leve, graças ao uso de aços de alta resistência na sua construção. À FRENTE DE CARROS Antes de completar um ano no mercado, no fim de 2020, a nova geração da Strada tornou-se o veículo mais vendido do País – e a primeira e até agora única picape a ocupar esta posição. Ao ampliar o alcance para além do uso utilitário funcional de uma picape com o lançamento de versões cabine dupla que competem com outros modelos para transporte pessoal e familiar, inclusive SUVs, a Fiat deu um tiro certeiro, aumentando o próprio mercado que havia criado décadas antes. Este ano, até outubro, a Strada segue com desempenho impressionante: já foram vendidas no Brasil 98,5 mil unidades, o que faz da picape o veículo mais vendido do ano no Brasil e na América do
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=