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45 AutoData | Novembro 2023 Conforme observa Herlander Zola, vice-presidente sênior da Stellantis responsável pela Fiat na América do Sul, apesar dos muitos sucessos já produzidos pela empresa no Brasil, nenhum durou por tanto tempo: “Posso dizer que é o mais bem- -sucedido projeto da Fiat por causa da sua longevidade. Muitos não esperavam que uma picape pudesse fazer tanto sucesso e a Strada vem nos surpreendendo ano a ano. Hoje ela significa a sustentação do negócio da Fiat no Brasil e na América do Sul tanto em volume como em rentabilidade”. Com muitas evoluções e inovações – como a primeira picape compacta a oferecer cabine dupla, câmbio automático e motor turboflex – a Strada lidera desde 2000 as vendas de picapes no Brasil e sempre foi elemento essencial de sustentação do desempenho comercial da Fiat. Até 2012 a Strada passou por quatro reestilizações, seguindo as mesmas renovações da família Palio. No fim de 2019, poucos meses antes do lançamento da nova geração que assumiu identidade e visual independentes do hatch, a picape foi o sétimo veículo mais vendido do País com 76 mil emplacamentos e já era o modelo que levava a Fiat nas costas, representava quase 21% das suas vendas que, então, era a terceira marca mais emplacada do mercado brasileiro. Embora tivesse papel central no desempenho comercial da Fiat no Brasil a Strada agradava basicamente o público de veículos utilitários leves: da média de 6 mil unidades vendidas por mês 95% eram de versões utilitárias voltadas ao trabalho, com cabine simples ou estendida. A inovadora opção de cabine dupla de duas portas lançada em 2009, e com uma terceira porta introduzida em 2013, representava menos de 5% das vendas e pouco chamava a atenção dos consumidores de carros de passeio, como conta Zola: “Não oferecia tanto conforto para passageiros quanto um automóvel e o desempenho deixava a desejar para este tipo de cliente”. Tudo sobre a Strada Gerações/Reestilizações 1998 / 2002 / 2004 / 2008 / 2009 [primeira cabine dupla] / 2012 / 2020 [nova geração independente e cabine dupla quatro portas] Total de unidades produzidas Mais de 2 milhões Número de fornecedores produtivos 280 Índice de nacionalização 92,5% Principais mercados externos Argentina, Uruguai e Paraguai Versões atuais Endurance cabine plus 1.3 / Freedom CP 1.3 e cabine dupla 1.3 / Volcano CD 1.3 câmbio manual ou CVT / Ultra CD 1.0 T200 AT / Ranch CD 1.0 T200 AT Motorizações atuais 1.3 Firefly Flex 107 cv etanol - 98 cv gasolina / 1.0 turboflex T 200 130 cv etanol - 125 cv gasolina

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