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35 AutoData | Novembro 2023 Fabrice Cambolive, CEO global da Renault, apresenta no Brasil plano de € 3 bilhões: objetivo é dobrar o lucro por carro vendido em mercados internacionais. Destes mercados internacionais o Brasil briga com a Turquia para ser o maior: a diferença de vendas ficou em cerca de 1,5 mil unidades de janeiro a setembro, 88,7 mil veículos vendidos aos turcos e 87,2 mil aos brasileiros. Desta forma a operação brasileira tem valor estratégico para a empresa, o que justificou a escolha do Rio de Janeiro como sede da divulgação do plano, em um evento com alcance internacional, transmitido on-line com tradução simultânea para português, inglês, francês e espanhol. Às centenas de pessoas que acompanharam a apresentação, presencialmente e on-line, o CEO global da Renault, Fabrice Cambolive, que foi presidente da operação brasileira de 2015 a 2017, contou que a intenção é dar ferramentas aos mercados fora da Europa Ocidental – leia-se produtos mais rentáveis – para repetir o sucesso da primeira fase do plano Renaulution que tirou a empresa de pesados prejuízos. De janeiro a setembro o faturamento do Grupo Renault – e aí entram as vendas de outras marcas como Dacia, Alpine e o braço de mobilidade Mobilize – cresceu 21,2% sobre os primeiros nove meses de 2022, para € 37,4 bilhões. Só a divisão automotiva gerou € 34,2 bilhões em receita, alta de 20,1%. A margem operacional ficou em 7% a 8%, dentro dos objetivos previstos. KARDIAN, O PRIMEIRO Graças à importância que o Brasil ganhou como maior mercado da Renault fora da Europa o SUV Kardian, primeiro dos oito veículos a serem lançados nas regiões internacionais até 2027, será produzido em São José dos Pinhais, PR. De acordo com Cambolive o investimento de € 3 bilhões nesses mercados inclui a introdução de duas plataformas para a produção de oito modelos dos segmentos B, C e D. Uma delas, agora rebatizada como CMF Global, já foi introduzida no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, e sobre ela será produzido o Kardian. A produção brasileira do novo carro começa em dezembro mas a chegada às concessionárias está prometida para março. O SUV compacto tem como objetivos competir especialmente com veículos na faixa dos R$ 100 mil a R$ 130 mil, onde estão Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, dentre outros, e fazer a Renault voltar a ser Renault no Brasil,

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