15 AutoData | Novembro 2023 bridos leves], elétricos, flexfuel, gasolina e alguns mercados também têm diesel. Temos de avaliar o que precisamos no Brasil nos próximos anos e então decidir o que produzir aqui. A BMW tem a intenção de aumentar a utilização de materiais recicláveis ou de origem vegetal? Como o Brasil pode contribuir? Já utilizamos muitos materiais reciclados, como o nosso programa de reciclagem de garrafas e de redes de pesca, que usamos para fazer tapetes dos nossos carros. Já temos modelos com altos porcentuais de material reciclado. No Brasil ainda não temos um programa específico, só uma pequena iniciativa em Araquari, onde reaproveitamos materiais que sobram da produção para fazer sacolas e carteiras. Mas teremos muitas evoluções nesse sentido. Já está programado, por exemplo, o lançamento do i5 no próximo ano com interior vegano. Trabalharemos com a BMW Alemanha para saber quais tipos de tecnologias podemos utilizar aqui. O que a BMW espera da política industrial do País estabelecida pela nova fase da Rota 2030? Como isto afeta os planos? A BMW tem a meta de até 2030 reduzir em 80% suas emissões CO2, incluindo corte de 50% por quilômetro rodado de seus carros e até 20% de sua cadeia de fornecedores. Nesse sentido queremos combinar esta estratégia com a dos governos porque isto nos ajuda a traçar um plano completo. Estamos avaliando todas as possibilidades com a nova fase do Rota 2030 e acompanharemos o processo. senta 99% das vendas no País. Quais são os planos para esta unidade? Esta fábrica é muito importante não só porque produz 99% das motos que vendemos no Brasil mas, também, porque faz produtos com a mesma qualidade da Alemanha, assim como fazemos com os carros aqui. O mercado brasileiro [de motos premium] tem possibilidade de crescer com mais modelos e por isto, no ano que vem, já planejamos produzir novas motos em Manaus que ainda não temos aqui. O Brasil tem tido papel importante para o grupo no desenvolvimento de tecnologias de conectividade de seus carros. Essa estrutura continuará sendo reforçada? É um orgulho para nós ter este departamento de engenharia, o único na América do Sul com competência para desenvolver sistemas para o mundo inteiro. Por exemplo: uma parte dos aplicativos My BMW App e My Mini App foi desenvolvida aqui. E, sim, vamos continuar trazendo mais projetos para cá porque para nós é muito importante desenvolver estas tecnologias no País. Importante lembrar também que a nossa engenharia local desenvolveu os motores flexfuel que equipam os BMW nacionais. Está nos planos da BMW produzir híbridos flex no Brasil? Estamos avaliando o que é melhor para o nosso mercado e o que é possível produzir em Araquari e ainda não escolhemos quais tecnologias adotaremos. Oferecemos diversos powertrains em nossos carros, híbridos, mild hybrids [hí-
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