14 FROM THE TOP » MARU ESCOBEDO, GRUPO BMW Novembro 2023 | AutoData Para nós foi muito bom que o governo tenha tido esta iniciativa para trazer as novas tecnologias ao País: assim este mercado começou a crescer. Se esta isenção acaba teremos de avaliar o que podemos produzir aqui. Nossa planta em Araquari é flexível e já estamos avaliando quais possibilidades temos. Ainda não temos nada definido, mas podemos conseguir. Todos os veículos produzidos pela BMW no Brasil têm versões híbridas plug-in e algumas são importadas para o mercado brasileiro. Por que a empresa não produz estes carros em Araquari? O segmento de carros eletrificados premium aqui é bem pequeno ainda, precisamos ter volume de produção razoável para poder falar em produzir aqui. Como disse nossa planta em Araquari é flexível mas a produção lá segue a demanda do mercado, e como ele ainda é pequeno [para modelos eletrificados] não temos escala suficiente para fabricar. Mas é claro que no futuro precisaremos avaliar a produção de elétricos e híbridos no País. Isto já começamos a fazer, estamos avaliando esta ideia porque sabemos que no futuro vamos precisar ter em nossa linha nacional veículos com esta tecnologia. Qual é o tamanho da rede de concessionários do Grupo BMW no Brasil hoje? Há planos de expansão? Hoje temos 54 lojas BMW, 23 Mini e 49 Motorrad. Com o conceito Retail Next as três podem ficar em uma mesma loja. Já temos sete concessionárias Retail Next no Brasil, teremos mais algumas no ano que vem e todas devem convergir para “ No Brasil a BMW lidera já há cinco anos o mercado de automóveis premium e, assim, minha principal missão é manter o primeiro lugar. Mas é importante destacar que queremos a liderança não só em vendas como também em satisfação dos clientes.” este modelo. Só depois que esta transição for completada pensaremos em expansão. Sobre a Motorrad a fábrica de Manaus, única do grupo fora da Alemanha, completou sete anos de operação, já produziu mais de 100 mil unidades e repre-
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=