77 AutoData | Outubro 2023 que balizarão os objetivos da BMW no Brasil – Escobedo deixa claro a intenção de manter a ponta no concorrido segmento de veículos premium: “Nossa meta sempre é crescer, de forma sustentável. Porém mais importante é continuar com foco total no cliente, proporcionando serviços de excelência, tecnologia, produtos renovados e adequados ao mercado. Em 2024 planejamos manter a liderança no segmento premium, assim como tivemos nos últimos quatro anos no mercado brasileiro”. No caso dos automóveis os mais procurados da marca no Brasil seguem sendo os da produção nacional segundo Escobedo: “Os mais vendidos no País são o BMW Série 3 e o BMW X1, ambos produzidos na planta de Araquari. Prevemos que estes dois modelos devem manter a liderança de vendas da marca e do segmento premium como um todo em 2024”. Outra tendência para o ano que vem, que já vem sendo plano bem-sucedido da BMW, é a diversificação da oferta de modelos a combustão interna, como o Série 3 nacional, com uma gama de produtos eletrificados. A BMW, ao contrário de outras marcas, que optaram na primeira hora por apenas uma rota tecnológica, apostou em uma transição mais moderada, oferecendo todas as opções de motorização ao mesmo tempo em que vem se empenhando pela descarbonização, ao afirmar que pretende, até 2030, reduzir “ Investimentos em novas tecnologias e valorização de projetos para redução do impacto ambiental nos novos modelos são alguns pontos da agenda nacional que precisam estar sempre nos nossos planos.” Maru Escobedo, presidente e CEO da BMW no Brasil 80% das emissões de CO2 do processo produtivo, 50% no uso de seus veículos por quilômetro rodado e em 20% da cadeia de fornecimento. “Para a BMW o futuro é elétrico, circular e digital. Mas entendemos que cada mercado terá um ritmo diferente de implementação de modelos totalmente elétricos. No caso do Brasil temos uma ampla gama de tecnologias de powertrain, com motores a gasolina, flexfuel, híbridos e elétricos. Lançamos em 2023 modelos totalmente a combustão, como os novos X1 e M2, híbridos, como os novos X5 e X6, e totalmente elétricos, como os novos iX M60 e i7. Portanto acreditamos na abertura tecnológica.” COMPASSO DE ESPERA Apesar do cenário futuro mais otimista Maru Escobedo está em compasso de espera para decidir possíveis novos investimentos em 2024 e sobre trazer novos produtos elétricos ao Brasil: “Vamos aguardar as medidas do governo sobre o imposto de importação para avaliar o cenário de importação de modelos puramente elétricos e também a nova fase do Rota 2030 para decidir novos investimentos de médio e longo prazo no mercado brasileiro”. Mas as ações em ESG, que visam condições mais atraentes junto ao mercado financeiro promovendo a agenda socioambiental e de governança interna, continuam com investimentos e são pauta relevante na BMW do Brasil: “O setor automotivo tem grande representatividade em inúmeros segmentos da economia. Desta forma investimentos em novas tecnologias e valorização de projetos para redução do impacto ambiental nos novos modelos são alguns pontos da agenda nacional que precisam estar sempre nos nossos planos”. Oficialmente a empresa afirma que “caminhamos rumo a um futuro mais sustentável”. E cita algumas iniciativas: “Nossas fábricas no Brasil contam com ações que vão desde o reuso da água da chuva até a implementação de painéis solares, isto é, sempre com foco nos pilares de sustentabilidade e meio ambiente”.
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