74 Outubro 2023 | AutoData PERSPECTIVAS 2024 » IMPORTADOS que o comprador tenha a segurança de comprar um elétrico.”. CENÁRIO MELHOR EM 2024 Apesar das incertezas sobre taxação a elétricos e híbridos, de forma comum a maioria dos analistas prevê melhora no cenário em 2024. Para Cássio Pagliarini, da Bright Consulting, a expectativa para importações de veículos em 2024 é de otimismo mesmo com um possível aumento de impostos, pois o governo sinaliza que a alta será gradual. “Hoje é muita vantagem trazer elétricos e eletrificados. Compensa muito para as marcas premium importar este tipo de “ Hoje é muita vantagem trazer elétricos e eletrificados. Compensa muito para as marcas premium importar este tipo de carro com a alíquota zero. Com o aumento gradativo do imposto essa vantagem diminuirá, mas no primeiro ano ainda não será significativa.” Cássio Pagliarini, consultor Bright Consunting carro com a alíquota zero. Com o aumento gradativo essa vantagem vai diminuir, mas no primeiro ano ainda não será significativa.” Segundo Pagliarini no primeiro ano após a retomada da taxação as montadoras deverão conseguir absorver a elevação da alíquota sem aumentar muito os preços. Para o consultor, mesmo com os descontos recentes, as importadoras ainda têm margem de negociação. João Oliveira, da Abeifa, diz ter visão positiva para o ano que vem e acredita que a baixa nos juros, junto com o câmbio mais estabilizado, fará o mercado crescer: “Na economia devemos ter uma melhora gradual, dólar estável, apesar de o real um pouco mais depreciado. Trabalhamos com a cotação de R$ 5,10 para o ano que vem. A taxa de juros deve continuar caindo e estimo que fecha no ano que vem em 9,5%. O que não conseguimos prever agora é o aumento do imposto. Se aumentar significará uma freada nas importações e aí teremos de andar de lado, sem crescimento”. Baldy, da BYD, é outro que projeta crescimento em 2024. Segundo ele a empresa trabalha com o cenário atual, de impostos zerados, com perspectiva de crescimento no volume e novos lançamentos: “Temos de ampliar a rede de distribuição até começar a fabricar localmente”. A empresa já informou que planeja iniciar a produção de carros elétricos e híbridos na fábrica que foi da Ford, em Camaçari, BA, até o início 2024. Já Ricardo Bastos, da GWM, diz que a previsão da empresa é de trazer mais carros importados no ano que vem e antecipa que um novo produto virá para fazer companhia ao Ora GT e ao Haval no showroom da marca. “Tivemos 1 mil 450 unidades vendidas em agosto só de Haval. Quando projeto este número à frente temos quase 18 mil por ano. Vamos ter o Ora com volume menor, pois é elétrico e precisa de infraestrutura. Num cenário otimista estamos falando de 15 mil a 20 mil unidades no ano que vem, de Haval, Ora e de um novo produto que chegará.” Arquivo Pessoal
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