47 AutoData | Outubro 2023 Macroeconomia em 2024 Anfavea HPE Auto Scania BMW Mercedes-Benz Volkswagen Anfir Iveco Sindipeças Fenabrave Renault VWCO Entidade/Empresa 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 2 a 2,5 1,5 1,5 2 2 1 2 PIB (%) 8,5 10 9 9 9 8,5 a 9 9 9 10,85 9 10 10 Selic (juro % aa) 4 3 3,9 3,9 3,9 4,8 a 5,2 3,8 3,9 4 3,8 4,1 4 Inflação (IPCA %) 5,00 5,00 5,02 5,02 5,00 a 5,10 5,00 a 5,05 5,00 5,00 5,25 5,25 5,14 4,70 Dólar (R$) a Argentina, onde as vendas até cresceram mas não para carros brasileiros, que passaram a ser sobretaxados junto com outros produtos importados. Com isto os argentinos, que já compraram mais de 50% das exportações brasileiras de veículos, reduziram participação para cerca de 30%. Outros mercados importantes para o Brasil também caíram, caso de Colômbia e Chile, países onde as vendas recuam mais de 30% este ano. Apenas o México segue crescendo e por isto aumentou sua participação nas exportações para mais de 30%. Considerando as movimentações no mercado interno e externo a Anfavea revisou para baixo suas projeções, estimando queda de 12,7% sobre 2022 nas exportações, para 420 mil unidades, e produção estável em 2 milhões 372 mil – antes, no início de 2023, a expectativa era de leve crescimento de 2,2%. Já o Sindipeças, que reúne os fornecedores, projeta queda de 2,3% na produção de veículos este ano, para 2 milhões 317 mil, e em 2024 estima crescimento de 6,6%, para 2 milhões 470 mil. Para 2024 a Anfavea ainda não revela projeções, mas prevê recuperação moderada dos mercados externos. Se isto de fato acontecer as exportações podem voltar a superar 480 mil unidades. Isto somado a mercado interno em torno de 2,3 milhões de veículos poderá impulsionar a produção brasileira para mais de 2,5 milhões, com pouco mais de 5% de crescimento. Se ainda não dá para andar mais rápido que seja devagar, mas para o alto. Fonte: Empresas
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