42 Outubro 2023 | AutoData PERSPECTIVAS 2024 » RESUMO Por qualquer ângulo que se olhe para 2024 todos os indicativos apontam que será um ano melhor do que foi 2023 para o setor automotivo, mas não muito. Continua difícil voltar a crescer como antes da pandemia. Assim como vem acontecendo desde 2020, este ano novamente andou-se de lado, com baixo crescimento, insuficiente para voltar aos níveis de pré-covid – que já não eram os melhores. Ao que parece o pequeno avanço esperado para o ano que vem não colocará o País de volta aos saudosos volumes acima de 3 milhões de veículos/ano. Esta visão resumida é compartilhada por mais de quatro dezenas de executivos, dirigentes de entidades e consultores ouvidos nesta edição especial, Perspectivas, Por Pedro Kutney Está difícil crescer Renda baixa e preços altos empacam o mercado em 2023 e 2024 deve ser mais um ano de baixo crescimento de AutoData, que tenta enxergar os rumos do próximo ano. Na média dos poucos que arriscam revelar suas projeções para 2024 a maioria aponta para novo crescimento baixo do mercado, na casa de 5%, pouco mais de 2,3 milhões de unidades vendidas, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, isto se a previsão de 2,2 milhões deste ano for confirmada. “O mercado brasileiro ainda está muito aquém de seu potencial”, resume Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, a associação que reúne os fabricantes de veículos instalados no País. Mas desta vez o motivo do mau desempenho mudou: se em 2022 faltaram componentes eletrônicos e não foi possível produzir todos os carros que o mercado estava disposto a comprar Alf Ribeiro/shutterstock
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