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139 AutoData | Outubro 2023 Divulgação/Bridgestone Divulgação/Be8 Divulgação/GWM Bridgestone inaugura expansão da fábrica em Camaçari GWM emplaca 5 mil carros e quer exportar do Brasil para a América Latina em 2025 Be8 lança novo biocombustível para motores diesel A Bridgestone inaugurou a primeira fase da expansão de sua fábrica em Camaçari, BA, com investimento de R$ 1 bilhão. Com a ampliação, cujas obras deverão terminar no fim do ano que vem, a capacidade saltará para 1,5 milhão de pneus/ano. Em cerimônia que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o presidente da Bridgestone América Latina, Vicente Marino, anunciou investimento adicional de R$ 10 milhões para ampliar a fazenda de geração de energia solar da planta, garantindo mais energia limpa para suas operações. Inaugurada em 2007 a Bridgestone Camaçari emprega 1 mil pessoas e produz pneus para veículos de passeio, picapes e SUVs, atendendo a fabricantes de veículos, mercado de reposição e exportação. Após quatro meses de operação comercial no mercado brasileiro a GWM vendeu 5 mil unidades do Haval H6, o que coloca o modelo híbrido na liderança do ranking de veículos eletrificados, com 5 mil 181 unidades emplacadas de maio a setembro, abocanhando 14,8% de participação no segmento e desbancando assim o Toyota Corolla Cross híbrido do topo da lista. Embora nem tenha iniciado a produção na fábrica de Iracemápolis, SP, prevista para 1º de maio de 2024, a GWM já começa a traçar seus planos para exportar veículos montados no Brasil para países da América Latina. O CEO para a região, James Yang, disse que as vendas externas devem ser iniciadas em algum momento de 2025, com Argentina, Colômbia e Uruguai como fortes favoritos a receber o primeiro GWM naturalizado brasileiro. A Be8 lançou em outubro o BeVant, que chama de “novo biocombustível para motores diesel”. Segundo a empresa estão sendo investidos R$ 80 milhões no desenvolvimento e na ampliação da usina de Passo Fundo, RS, para produzir o biocombustível derivado de óleos vegetais e gordura animal, que deve começar a ser distribuído dentro de um ano. Apesar de ser produzido a partir das mesmas matérias-primas do biodiesel e HVO – óleo vegetal hidrogenado – a Be8 afirma que o BeVant não é um nem outro, pois tem processo produtivo diferente, com características superiores às do biodiesel tradicional e que, por isto, tem preço 10% superior, pode ser usado 100% ou misturado ao diesel mineral, é mais semelhante ao HVO, mas custa 50% menos.

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