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122 Outubro 2023 | AutoData Como esperado o mercado brasileiro de caminhões sentiu este ano o impacto da evolução da legislação de emissões para o Proconve P8, com a adoção de motores diesel Euro 6, o que elevou os preços na casa dos 20% e derrubou as vendas, especialmente no primeiro semestre. Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil, já antecipava este cenário na conversa para a edição Perspectivas 2023, em outubro do ano passado. O recuo foi sentido por todo o mercado, em todas as marcas. Mas, de acordo com o executivo, o segundo semestre já apresentou sinais de recuperação: “Temos um volume de pedidos crescente, o número de cotações aumentou e o ambiente de uma maneira geral é mais promissor”. Em 2022 a Volvo negociou 24,1 mil caminhões no Brasil, um recorde para a companhia e média de 2 mil caminhões/ mês. Até setembro deste ano foram pouco mais de 14 mil unidades, média de cerca de 1,5 mil/mês. Cavalcanti disse não poder fazer projeções para 2024, mas admitiu que “por conta dos sinais positivos observados no segundo semestre e dos indicadores macroeconômicos, que começam a ficar melhores, a tendência é que os volumes sejam melhores no ano que vem”. Por André Barros Queda dentro do esperado e recuperação em 2024 Diretor de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti já previa redução dos volumes no ano passado. E já sentiu melhora no segundo semestre. Divulgação/Volvo “ Por conta dos sinais positivos observados no segundo semestre e dos indicadores macroeconômicos, que começam a ficar melhores, a tendência é que os volumes sejam melhores em 2024.” Alcides Cavalcanti, diretor de caminhões Volvo Brasil PERSPECTIVAS 2024 » VOLVO

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