118 Outubro 2023 | AutoData Após virar a página do período mais turbulento da adaptação do mercado à mudança de tecnologia e ao aumento dos preços inerentes à adoção de motorização Euro 6, obrigatória para todos os veículos pesados produzidos desde janeiro, a Scania tem planos de crescimento para 2024 em continuação ao movimento que começa a aparecer ainda este ano. Foi o que garantiu o CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. Para ele o maior desafio com o qual ainda estão lidando – pois, aparentemente, a falta de semicondutores deu uma trégua – é a alta do preço dos produtos. Mas, acredita, este problema está se acomodando e não será mais entrave no ano que vem, pois o setor continuará vendendo somente veículos Euro 6. “Houve demora na compra no primeiro quadrimestre deste ano, mas depois os clientes foram se acostumando com a nova linha de preços do mercado geral. Pensando em ter um custo mais competitivo, inclusive, lançamos em maio a gama Plus, com motores de 450 e 540 cavalos, que desde então já superou 5 mil unidades comercializadas.” Ao lembrar deste reforço no portfólio, e ao citar também que a linha Super continua sendo a opção de topo de gama dos modelos pesados da marca, com novo Por Soraia Abreu Pedrozo Aposta em um ano com mais gás Para o CEO Christopher Podgorski alta de preços terá sido incorporada pelo mercado de veículos pesados e haverá mais demanda trem-de-força e economia de combustível até 8% maior, Podgorski antecipa que a linha ganhará mais novidades em 2024 mas não entra em pormenores: “Daremos os primeiros passos rumo à futura gama estendida de veículos movidos a gás”. EXPECTATIVAS A despeito das taxas de juros ainda elevadas, o que desafiou ainda mais o mercado de caminhões em 2023, e somado aos custos maiores, o palpite é o de que a Selic siga tendência decrescente, encerrando o ano próximo aos 12% e chegando aos 9% ao ano em 2024: “O Divulgação/Scania PERSPECTIVAS 2024 » SCANIA
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