114 Outubro 2023 | AutoData tembro de 2023 era de 10,5% das vendas de caminhões no País. Para crescer segue investindo com seu ciclo de R$ 1 bilhão até 2025 para o desenvolvimento de produtos, incluindo veículos a gás, serviços, expansão da rede e localização de peças e componentes. No desenvolvimento de peças e componentes a montadora pretende trazer novos parceiros para o Brasil, ampliando a cadeia de fornecimento nacional. Para isto um dos trabalhos recentes foi realizado com o governo de Minas Gerais, onde a empresa mantém sua fábrica em Sete Lagoas, com uma viagem à Itália que teve o objetivo de atrair negócios para o Estado. Além do trabalho da montadora e de toda a indústria para colher resultados melhores no ano que vem Querichelli cita alguns pontos relevantes da agenda macroeconômica do País que precisam avançar para permitir a expansão da indústria, caso da reforma tributária, da previsibilidade, da queda na taxa de juros e da maior disponibilidade de crédito. A expectativa é de que estes pontos sejam apoiados pelo governo e avancem ao longo de 2024. Outro passo importante é o investimento em veículos menos poluentes, sendo que no curto prazo a aposta da Iveco para caminhões pesados é a motorização a gás. Na América Latina a montadora já contabiliza mais de 8 mil veículos Natural Power a gás em operação. “ A expectativa é de retomada nas vendas dos pesados, com a possível consolidação dos modelos Euro 6 no ano que vem, associada a melhores condições econômicas.” Márcio Querichelli, presidente Iveco América do Sul “Temos um portfólio 100% verde. Acreditamos muito no gás no transporte rodoviário, com destaque para o biometano. O S-Way a gás estará disponível no mercado em breve e o Tector já conta com a versão GNV. Para o transporte urbano de cargas temos a Daily elétrica. Temos soluções para toda e qualquer escolha do nosso cliente.” Para os grandes números da economia brasileira a Iveco trabalha com as projeções do Boletim Focus, consolidadas semanalmente pelo Banco Central, que no início de outubro apontavam para crescimento do PIB de 2,92% em 2023 e 1,5% em 2024, dólar de R$ 4,95 a R$ 5, respectivamente, inflação medida pelo IPCA de 4,86% este ano e de 3,86% em 2024, e taxa básica de juros e Selic mais baixas, para 11,75% ao fim de 2023 e para 9% em 2024. ÔNIBUS Na divisão de ônibus, a Iveco Bus, a expectativa também é de retomada dos negócios envolvendo chassis Euro 6 em 2024 pois ao longo do primeiro semestre de 2023 as vendas, na grande maioria, foram de veículos Euro 5, com as entregas de modelos Euro 6 só a partir do fim de setembro. Por causa deste cenário a expectativa é de uma queda na produção em 2023. De acordo com a avaliação de Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para América Latina, “esperamos que 2024 seja um ano de retomada para todos os fabricantes. Sabemos que a transição da tecnologia é mandatória. Também já havíamos sentido impacto semelhante em entregas na transição do Euro 3 para o Euro 5, há cerca de dez anos. Então a tendência é de que o mercado se normalize no ano que vem”. No segmento de ônibus também há expectativa de subsídios para renovação de frota, assim como a nova licitação do programa Caminho da Escola, que deverá ajudar o setor a suavizar o momento de vendas magras que está vivendo, de acordo com Fetzner, que espera uma movimentação de cerca de 16,3 mil ônibus por meio do programa. PERSPECTIVAS 2024 » IVECO
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