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88 Setembro 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Iveco vende primeiros veículos com descontos do governo Vamos compra 140 caminhões VW novos e recicla outros 140 Volvo inicia em Curitiba testes do ônibus elétrico BZL BorgWarner já planeja ampliar fábrica de baterias em Piracicaba Em agosto a Iveco fechou sua primeira venda sob as regras do programa de descontos patrocinados pelo governo para veículos comerciais, com o recolhimento para reciclagem de modelos equivalentes com mais de vinte anos de idade. Em cerimônia realizada em seu complexo industrial de Sete Lagoas, MG, a empresa fez a entrega simbólica de vinte caminhões para o Grupo Sada, de Minas Gerais, e dez ônibus para Autoviação Nossa Senhora da Piedade, que atua no transporte municipal de Campo Largo, PR. Ambas as empresas desmobilizarão veículos antigos da própria frota. No caso da Sada, que investiu em uma unidade certificada de reciclagem, a transportadora desmontará os caminhões velhos. O programa de subsídios para veículos pesados, criado em junho, destina por até quatro meses R$ 700 milhões em créditos tributários para compra de caminhões e de R$ 300 milhões para ônibus. Em agosto o Grupo Vamos divulgou investimento de R$ 4 milhões na compra de 140 caminhões usados, com idades de 28 a 53 anos, com o objetivo de retirá-los de circulação para conseguir descontos patrocinados pelo governo na aquisição de outros 140 modelos zero-quilômetro da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O negócio envolve a Gerdau, responsável pela desmontagem dos veículos velhos, que usa o aço retirado na produção de suas próprias usinas. Segundo a Vamos a maior parte dos caminhões antigos operava nas regiões dos portos de Santos, SP, e do Rio de Janeiro, RJ. A Volvo iniciou em Curitiba, PR, onde está localizada a sua fábrica brasileira, os testes do seu ônibus elétrico BZL na América Latina. A partir deste mês um chassi importado da Suécia e encarroçado pela Marcopolo começará a rodar no transporte público da Capital paranaense. Em outubro começam testes em São Paulo, SP, com chassi encaroçado pela Caio. O modelo também será enviado para avaliações em Santiago, no Chile, e em Bogotá, Colômbia. Está nos planos da Volvo nacionalizar o chassi, que reservou R$ 250 milhões, de seu pacote de investimento de R$ 1,5 bilhão para o Brasil até 2025, para produzir ao menos quatro configurações: midi, padron piso alto, articulado e biarticulado. A BorgWarner, que inaugurou em fevereiro sua fábrica de sistemas baterias para veículos elétricos pesados, já planeja ampliar a unidade instalada em Piracicaba, SP. Os planos incluem aumentar em vinte vezes o faturamento da operação, quadruplicar o número de funcionários e montar todo o sistema no País, incluindo a bateria que atualmente é importada. Divulgação/Iveco Divulgação/Volvo Divulgação/Vamos

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