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51 AutoData | Setembro 2023 Fotos: Divulgação/Empresas PRÊMIO AUTODATA 2023 » MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS Iveco Scania VWCO Volvo Mais uma vez a Iveco apresentou crescimento bastante acima da média em 2022, emplacando 13,3 mil caminhões, incremento de 11% sobre o ano anterior, ao mesmo tempo em que iniciou ciclo de investimento no País de R$ 1 bilhão até 2025, envolvendo lançamento de produtos, como o novo extrapesado S-Way, modernização da fábrica de Sete Lagoas, MG, desenvolvimento de fornecedores e abertura de concessionárias. A Iveco é a marca de veículos de carga que mais ganhou participação no Brasil, saindo de 5,6% em 2019 para perto de 10% este ano, o maior porcentual em uma década. O desempenho positivo foi conquistado em período no qual persistiram as dificuldades com o fornecimento de componentes, e segue em 2023 apesar da queda do mercado provocada pela transição para os motores Euro 6, mais caros. Após lançar a linha de caminhões Super com ganho extra de consumo de até 8% – para além dos 20% já obtidos na geração anterior de motores – a Scania apresentou a linha Plus, com motor Euro 5 adaptado para Euro 6. A alternativa, com preço cerca de 15% mais baixo e o mesmo bom desempenho de consumo da geração anterior, ajuda a empresa a enfrentar tempos de mercado retraído em razão da troca de motorização para atender à nova fase do Proconve, iniciada este ano. A Scania também avançou nos veículos a gás natural ou biometano. Foram iniciados testes com ônibus e foi ampliada a família de caminhões a gás: além do motor de 410 cv a partir de 2024 também será oferecida opção de 460 cv e configuração X-Gás, com cilindros extras que garantem autonomia de até 900 quilômetros. A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá sequência ao seu plano de internacionalização. Este ano foi iniciada operação em Córdoba, Argentina, em fábrica do grupo que produz transmissões para carros Volkswagen. No fim do primeiro semestre foi montado na unidade um caminhão Delivery a ser utilizado na validação do processo de manufatura. A partir do início de 2024 serão produzidos na Argentina cinco modelos das linhas Delivery e Constellation, além de chassis Volksbus. Outra iniciativa de expansão para o Exterior foi a instalação nas Filipinas, no fim de 2022, de uma linha para montar caminhões e ônibus com kits CKD exportados do Brasil, com o objetivo de atender parte da demanda da região. Argentina e Filipinas somam-se a outras operações que a VWCO já tem no México e na África do Sul. A Volvo fechou 2022 com resultado excelente na América Latina. As vendas de caminhões no Brasil saltaram 10%, para 24,1 mil unidades, tornando o Brasil o seu segundo maior mercado mundial, superado apenas pelo dos Estados Unidos. Saíram das linhas de Curitiba, PR, 31,1 mil caminhões, alta de 12% comparado com o ano anterior, o que permitiu bons resultados também em exportações. O modelo FH 540 foi o caminhão mais vendido no mercado brasileiro pelo quinto ano consecutivo e o VM 270 foi o líder dos semipesados. A empresa também bateu recorde com a produção de 1 mil 967 chassis de ônibus e crescimento de 94%. Deste total 658 veículos foram comercializados no mercado brasileiro, com crescimento de 78% ante o ano anterior.

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