50 Setembro 2023 | AutoData Fotos: Divulgação/Empresas PRÊMIO AUTODATA 2023 » MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES Renault Stellantis Toyota Volkswagen Após aporte de R$ 1,1 bilhão de 2021 a 2022 a Renault aprovou novo ciclo de investimento no Brasil da ordem de R$ 2 bilhões até 2025 e com isto prepara a renovação completa de sua linha de produtos no Brasil. A fábrica de São José dos Pinhais, PR, que este ano completa 25 anos, receberá a plataforma global CMF-B, que segundo a empresa será usada na fabricação de novos veículos no País, incluindo um novo SUV e versões eletrificadas de produtos. Ao mesmo tempo em que aumenta a importação de carros elétricos a Renault está desenvolvendo o seu sistema híbrido flex, que combina um motor elétrico com outro a combustão interna bicombustível etanolgasolina, que poderá, inclusive, ser turbinado. Em paralelo a unidade no Paraná está sendo preparada para dar início, em breve, à produção de motores turboflex 1.0. Líder disparada em vendas com mais de 30% de participação das suas cinco marcas de veículos no Brasil, a Stellantis escreve uma história de sucesso enquanto finaliza o último ano de ciclo de investimento de R$ 16 bilhões no País. Nos últimos doze meses a empresa emplacou uma série de novidades: lançou o Fiat Fastaback, trouxe a marca Abarth a bordo do SUV Pulse, lançou o novo Citroën C3 e a primeira picape Ram produzida fora dos Estados Unidos, a Rampage. Por causa do desempenho no Brasil a Fiat é a mais vendida das catorze marcas do grupo no mundo. Nos mercados sul-americanos a Stellantis apurou lucro operacional de € 1,1 bilhão no primeiro semestre de 2023, com margem de 14,2% sobre faturamento de € 7,6 bilhões. As vendas na região cresceram 4%, para 420 mil veículos. A Toyota oficializou investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir um novo veículo híbrido flex em Sorocaba, SP. Segundo a montadora o carro será um modelo totalmente novo e chegará em duas versões, uma só com motor a combustão para ser seus novo modelo de entrada e outra híbrida flex que será o primeiro compacto eletrificado fabricado no Brasil, possivelmente um SUV pequeno. A perspectiva da Toyota é iniciar a produção até o fim de 2024 e a iniciativa poderá gerar cerca de setecentos empregos na unidade e na fábrica de motores de Porto Feliz, também no Interior paulista. O aporte contará com recursos do programa Pró-Veículo Verde, do governo do Estado de São Paulo, com estimativa de liberação, em quatro anos, de R$ 1 bilhão em créditos de ICMS gerados principalmente a partir de exportações da própria Toyota. No ano em que completa 70 anos no Brasil, sua primeira operação fora da Alemanha, a Volkswagen somou 25 milhões de veículos produzidos dos quais 4,1 milhões foram exportados. O volume foi atingido em São Bernardo do Campo, SP, fábrica inaugurada em 1959, mas o marco inclui também os carros fabricados em Taubaté, SP, de 1976, e São José dos Pinhais, PR, de 1999, e os motores de São Carlos, SP, de 1996. A montadora leva adiante ciclo de investimento na América Latina de R$ 7 bilhões no período 2022-2026, com o objetivo de lançar quinze novos modelos até 2025 – o Virtus renovado é um deles e também o Polo Track, seu novo carro de entrada lançado para substituir o Gol. O aporte inclui ações de digitalização e de descarbonização, especialmente no centro de pesquisa de etanol e biocombustíveis.
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