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46 Setembro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO Caoa Seminovos. São todos negócios que pertencem só ao Grupo Caoa. Ao mesmo tempo não há qualquer sinal de novos investimentos por parte da Chery. Muito pelo contrário, no ano passado foi fechada a fábrica de Jacareí, SP, com a demissão de quase seiscentos profissionais. Inaugurada em 2014 com aporte inicial de US$ 400 milhões, 100% do grupo chinês, a unidade produzia apenas dois modelos Caoa Chery de baixo volume, o sedã Arrizo 6 e o SUV compacto Tiggo 3x, e trabalhava com ociosidade superior aos 90%, nunca chegou a produzir nem um décimo de sua capacidade de 150 mil unidades/ano. A ideia, divulgada há um ano, é reestruturar a planta para retomar as atividade em 2025. DEMANDA EM ALTA E CONTRATAÇÕES O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Adenílton Coelho de Souza, o Leitão, informa que alguns profissionais já estão se qualificando para trabalhar na fábrica goiana por meio do Caoa Capacita, curso ministrado no Senai da cidade, o que deve, em breve, colocar trezentos deles em atividade na linha de produção. Ele estima também que, até o fim do ano, seiscentos novos operários já estarão na montagem. “Estamos em um momento atípico porque, mesmo com o fim do programa de incentivo do governo, temos demanda crescente aqui, principalmente pelo Tiggo 5X Sport, um carro com custo menor que tem sido o carro chefe da linha de produção”, observa Leitão. Segundo o sindicalista estão sendo produzidos mensalmente em torno de 2 mil unidades do Tiggo 5X Sport, configuração de entrada do SUV vendido por R$ 120 mil, que vem com menos equipamentos e é R$ 20 mil mais barato do que a versão Pro. Portanto a produção já é o dobro do que a própria expectativa da Caoa, que quando lançou a versão, no início de junho, esperava vender cerca de 1 mil por mês, o que corresponderia a até 50% dos emplacamentos da linha Tiggo 5X. “Quando os oitocentos novos funcionários estiverem com carteira assinada o volume se aproximará de 3 mil”, projeta Leitão. “Isto representa muito para a economia da nossa cidade, pois além dos empregos temos a injeção de PLR e benefícios como vale-alimentação e seguro saúde.” A cadência atual de produção em Anápolis gira em torno de 120 a 140 veículos por dia, sendo a maior parte de modelos Caoa Chery e uma menor parcela de veículos Hyundai. PRODUÇÃO E PESQUISA Atualmente a Caoa monta em Anápolis seis modelos Chery, incluindo dois híbridos leves: Tiggo 5X Sport e Tiggo 5X Pro, Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive, Tiggo 7 Pro Max Drive, Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive e Tiggo 8 Max Drive. São importados da China o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid, o elétrico iCar e Arrizo 6 Pro Hybrid. Pela bandeira Hyundai são produzidos New Tucson e Hyundai HR. A fábrica de Anápolis conta com um moderno centro de pesquisa de combustíveis, lubrificantes e eficiência energética, que atua em parceria com universidades de Goiás. O local, que deve continuar recebendo investimentos, tem a maior fachada de vidro com filmes solares do mundo, segundo a Caoa. São 850 m² de filmes fotovoltaicos orgânicos que geram energia elétrica sustentável para a unidade. Linha de produção de carrocerias da Caoa em Anápolis: 120 a 140 veículos por dia.

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