45 AutoData | Setembro 2023 2 mil empregos adicionais nem criadas duas novas linhas de produção que faziam parte do plano. Também não foram lançados modelos 100% novos como estava previsto, foram executadas somente atualizações, inclusões tecnológicas e eletrificação de carros que já eram produzidos em Anápolis – no anúncio de três anos atrás a previsão era a dez modelos novos e atualizações. O novo aporte bilionário foi anunciado antes mesmo da definição, nas negociações da reforma tributária que ocorrem no Congresso, sobre a extensão de incentivos tributários, até 2032, para empresas automotivas com fábricas no Nordeste e Centro-Oeste. A última renovação do programa, estendido até 2025, ocorreu em 2020 e logo depois a Caoa anunciou o investimento de R$ 1,5 bilhão, que segundo a empresa só foi possível por causa da aprovação dos benefícios. Mesmo sem a certeza de continuação dos incentivos – o principal deles é o desconto de 32% no IPI para carros fabricados no Centro-Oeste – a Caoa informa que os novos recursos serão injetados na modernização da linha de montagem em Anápolis, no lançamento de produtos e no aumento da capacidade de produção local, em especial do Tiggo 5X Sport, lançado há cerca de três meses, que terá sua produção ampliada em 150%. Na cerimônia para a divulgação do novo investimento, que contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro da Indústria, o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, justificou o aporte adicional: “Somos uma empresa nacional e acreditamos no Brasil. Vamos continuar investindo em novos produtos e na renovação dos atuais, além da introdução de novas tecnologias de eletrificação”. Após visitar a unidade Alckmin destacou que o ciclo de investimento de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos trará para o País a produção de novos veículos híbridos flex: “É tudo o que o Brasil precisa. Está na ponta da inovação e, ao mesmo tempo, gera emprego. Dos oitocentos postos de trabalho, cinquenta já começaram na fábrica”. INVESTIMENTO SÓ DA CAOA Segundo a empresa, a associação, selada em 2017, em meio-a-meio com a Chery para operações no Brasil continua sem alterações, mas o investimento não é compartilhado com a sócia chinesa, será feito integralmente pelo Grupo Caoa que é o dono da fábrica, onde além dos modelos Chery também produz sob licença, desde 2007, veículos da coreana Hyundai: atualmente são montados em Anápolis dois produtos da marca, o SUV New Tucson e o minicaminhão HR. Com efeito o novo investimento também contempla as áreas de marketing e pós-vendas, além da ampliação da capilaridade da rede de concessionárias. Hoje o grupo tem o total de 240 lojas com as bandeiras Caoa Hyundai, Caoa HMB, Caoa Chery, Caoa Subaru, Caoa Ford e A Caoa Montadora em Anápolis: capacidade aumentada.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=