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18 FROM THE TOP » ACHIM PUCHERT, MERCEDES-BENZ Setembro 2023 | AutoData Investimos pesadamente nos últimos anos em novos produtos, na preparação para o Euro 6, nas nossas fábricas... Mas também estamos investindo na nossa transformação, como o plano de demissão voluntária e outras atividades que são importantes para pavimentar nosso caminho até 2025. Tivemos já alguns resultados positivos, estamos em um bom caminho. Iniciamos discussões para o período 2025-2030 sobre investimentos em produtos e serviços. É um processo em andamento: divulgaremos quando tivermos números mais concretos. A Mercedes-Benz sempre investiu no desenvolvimento local de seus veículos na América Latina. Qual é o futuro desta área da empresa no Brasil? Temos no Brasil uma grande área de P&D. Para ônibus toda a competência global da companhia no desenvolvimento de chassis para ônibus, inclusive elétricos, está localizada aqui em São Bernardo, onde desenvolvemos produtos para o Brasil, América Latina e exportamos para o mundo. Do lado dos caminhões temos alguns desenvolvimentos locais em andamento e também olhamos para potenciais colaborações globais com nossos colegas na Europa e Ásia, tanto para adaptações de produtos para a região como para localizar componentes. As exportações são importantes para ocupar a capacidade das fábricas. O atual nível de vendas externas da Mercedes- -Benz do Brasil é suficiente? A participação das exportações aumentou de 2022 para 2023, mas porque a demanda local está mais fraca. Para reduzir a dependência que temos do “ Iniciamos discussões para o período 2025-2030 sobre investimentos em produtos e serviços. É um processo em andamento e divulgaremos quando tivermos números mais concretos.” Brasil está em nosso plano aumentar os volumes de exportação, um grande pilar para estabilizar as variações de produção. Nossos caminhões já são vendidos em mercados para além da América Latina, como Oriente Médio e países africanos. Um fato notável é que exportamos daqui motores e caixas de câmbio para Estados Unidos, Europa e outros mercados no mundo. Temos bom nível de exportações de componentes e precisamos também aumentar as vendas externas de veículos. A Mercedes-Benz começou este semestre a produzir seu primeiro veículo elétrico no Brasil, o chassis de ônibus eO500U. Como está o interesse dos clientes pelo produto? Existem planos de se produzir aqui outros veículos elétricos? Do lado dos ônibus vemos grande interesse: já temos cerca de cem chassis elétricos rodando em São Paulo que foram encomendados antes. Mas é bastante animador ver que muitos outros mercados internacionais estão interessados, ficaria feliz em vender mais, porém o desafio é ter baterias suficientes para produzir. Estamos trabalhando com nossos fornecedores nessa questão. Sobre caminhões elétricos temos algumas consultas

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