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68 Agosto 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Toyota exportou 49 mil carros no primeiro semestre... ...Mas encerra a produção do Etios em Sorocaba... ...E celebra 1 milhão de motores produzidos em Porto Feliz No primeiro semestre de 2023 a Toyota exportou 49,2 mil carros produzidos em suas duas fábricas paulistas. Com isto foi a fabricante que mais exportou no período. Etios, Corolla Cross e Yaris, fabricados em Sorocaba, e o sedã Corolla feito em Indaiatuba foram exportados para países da América Latina e Caribe. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Rafael Chang, o avanço das exportações comprova a com- petitividade do parque tecnológico e de produção da Toyota instalado no Brasil. Em 31 de agosto será produzido o último Toyota Etios, encerrando ciclo de onze anos do primeiro compacto da marca no País, que inaugurou a fábri- ca de Sorocaba, SP. Apenas a versão utilitária Aibo está disponível no Brasil, por meio do sistema de assinaturas da Kinto. Desde 2021 as demais versões hatch e sedã deixaram de ser vendidas no merca- do brasileiro, mas seguiam sendo produzidas para exportação a países da América Latina. O modelo tem bom desempenho no mercado argentino: foi o terceiro automóvel mais vendido, com 15,5 mil uni- dades comercializadas de janeiro a julho. Ao todo, desde 2013, foram produzidas mais de 680 mil uni- dades do Etios no Brasil, das quais 240 mil foram exportadas. Segundo a Toyota o fim da produção decorre da necessidade da preparação da fábrica para a introdução de um novo modelo compacto nas linhas de Sorocaba, que terá uma versão híbrida flex. Em operação desde 2016 a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, SP, alcançou a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Ao longo destes sete anos foram fabricados 716 mil motores flex fuel e a gasolina 1.5 que equipam Yaris e Etios. Em 2019 a lista cresceu e incluiu a linha de motores 2.0 que equipam o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross, so- mando 280 mil unidades. Desde setembro do ano passado a unidade exporta os propulsores de 2 litros para os Estados Unidos e contabiliza, até o momento, 17 mil unidades embarcadas. Atualmente o motor híbrido utilizado no Corolla Cross vem de fora, mas, futuramente, a montadora pretende nacionalizar a tecnologia híbrida flex a fim de equipar o novo mo - delo compacto a ser lançado em 2024. A planta de Porto Feliz é a mais nova das dezesseis fábricas de motores da Toyota no mundo e é a única na América Latina. Com 655 funcionários opera em três turnos para usinagem e fundição e dois na montagem dos motores. Neste segundo semestre a fábrica inicia a produção de componentes para a picape Hilux, fabricada na Argentina. Também está no horizonte a fabricação de componentes do chassi do Corolla sedã e Corolla Cross. Fotos: Divulgação/Toyota

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