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67 AutoData | Agosto 2023 Mercedes-Benz apresenta novos chassis rodoviários para exportação VW Caminhões e Ônibus celebra 10 mil vendas em Angola Primeiro semirreboque Randon Hybrid R é entregue no Brasil Scania lança caminhão a gás com autonomia de 900 km A Mercedes-Benz lançou dois chassis de ônibus rodoviários, o O500RSD 2448 6×2, de 478 cavalos, e o O500RS 1945 4×2, de 448 cavalos, exclusivos para exportações ao mercado andino e outros países da América Latina. Ambos são equipados com motor OM 460 de 12,9 litros, similar ao usada no caminhão ex- trapesado Actros. O powertrain integra também a transmissão automatizada da ZF. Os ônibus já foram testados no Brasil, Chile, México e Peru. Com quinze anos de operação em Angola a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que dispõe de três concessionárias no país africano, comemora o marco de 10 mil unidades emplacadas. Segundo a empresa os maiores volumes são das linhas de ca- minhões Worker, Constellation e Delivery. Também já foram vendidos 1,5 mil Volksbus para o programa angolano de reestruturação da mobilidade urbana. O primeiro semirreboque Randon Hybrid R, equipa- do com eixo elétrico e-Sys, da Suspensys, também uma empresa do grupo Randoncorp, foi entregue ao primeiro cliente no Brasil no fim de julho. O primeiro equipamento, uma carreta para transporte de toras de madeira, foi entregue à CMPC, multinacional chilena produtora de celulose, junto com a transportadora brasileira Expresso Nepomuceno. O semirreboque será utilizado na rota de transporte de madeira re- alizada entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel. A carreta é equipada com sistema de tração auxiliar, que entrega potência extra à composição, principalmente nas subidas, e assim pode garantir economia de combustível de até 25%, dependendo da operação, segundo medições da empresa, e reduz o desgaste de componentes. Nas frenagens e descidas o sistema recupera energia para recarregar as baterias. A Scania está ampliando sua linha de caminhões a gás com oferta de opções que podem percorrer até 900 kmantes de reabastecer, o dobro emcomparação com os 400 a 500 km de autonomia das versões lan- çadas em 2020. A adoção de oito tanques adicionais, num total de dezesseis, amplia o raio de circulação do veículo para alcançar postos comGNV ou biometano nas rotas que interligam a maioria das cidades das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. As novas opções a gás começama ser vendidas em2024. Divulgação/Scania Divulgação/MB Divulgação/Randon

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