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66 Agosto 2023 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Mercedes-Benz vai encerrar atividades em Campinas Fábrica da HPE em Catalão completa 25 anos Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confia o futuro da combustão à Horse Mercedes-Benz do Brasil comunicou em julho que, até o fim de 2024, vai encerrar atividades em sua unidade de Campinas, SP, onde atualmente realiza a remanufatura de motores e transmissões e a distri- buição de peças de reposição. Segundo a empresa essas atividades serão terceirizadas. Dos 505 traba- lhadores, 305 serão dispensados e outros duzentos, da área administrativa, poderão ser transferidos para a sede, emSão Bernardo do Campo, SP. Inaugurada em 1979, a fábrica do Interior paulista produzia o ônibus completos e chegou a empregar 8 mil profissionais. Nos anos 1990 a Mercedes-Benz optou por deixar de produzir carrocerias e alocou a produção de chassis em São Bernardo. A fábrica da HPE Automotores emCatalão, GO, que produz sob licença modelos Mitsubishi e Suzuki no Brasil, completou 25 anos de operação com a pro- dução de mais de 800 mil veículos das duas marcas na unidade – apenas em 2022 saíram das linhas de produção 19,4 mil picapes e SUVs das duas marcas. No início de julho o Grupo Renault criou a Horse, nova empresa que ficará responsável pela nova ge - ração de veículos a combustão e híbridos das marcas Renault, Dacia, Mitsubishi e Nissan. Mais à frente a intenção é expandir a atuação para outras montado- ras – como a chinesa Geely com a qual será criada uma joint venture –, aproveitando assim ummercado estimado, em 2040, que ainda terá 50% das vendas de veículos a combustão. Com sede emMadri, Espa- nha, a Horse nasce com operações em sete países: Espanha, Portugal, Romênia, Turquia, Brasil, Chile e Argentina. São 9 mil funcionários que trabalham em oito fábricas, com capacidade para entregar 3,2 mi- lhões de motores por ano, e três centros de pesquisa. AHorse vai atuar no desenvolvimento e na produção de motores térmicos, transmissões, sistemas de hi- bridização e baterias, abrangendo os combustíveis existentes, como gasolina, etanol, GLP e GNV, e os futuros, como sintéticos e hidrogênio. Renault confirma híbrido flex A Renault confirmou que está desenvolvendo o seu sistema híbrido flex, que no futuro equipará car - ros produzidos no Brasil que combinam um motor elétrico com outro bicombustível etanol-gasolina. O presidente da empresa no Brasil, Ricardo Gondo, avalia que a tecnologia vai cobrir um período de lon- ga transição para os 100% elétricos. Ele lembra que a eletrificação na Europa teve início em 2010 e este processo estará totalmente concluído apenas em 2035. Seguindo esta lógica, por aqui há oportunidade para ocupar o mercado com motores a combustão por mais 20 ou 25 anos. Divulgação/Renault Divulgação/MB Divulgação/HPE

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