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58 Agosto 2023 | AutoData INSUMOS » TINTAS Quando fazia parte da Dupont os de- partamentos comercial e administrativo operavam da sede do grupo em Alpha- ville, SP, o que reduzia a agilidade na comunicação e nas decisões. Olhando para a história da empresa Aquino aponta três períodos importan- tes: a primeira fase foi a criação de uma empresa nacional que conseguiu ganhar espaço emmercado dominado por mul- tinacionais. A segunda fase foi a aquisi- ção pela Dupont que decidiu comprar a Polidura, integrando a empresa a outros negócios da multinacional que tomou conta do negócio por quatro décadas. Até chegar à terceira fase, quando a unidade de tintas foi vendida e renomeada Axalta. DIVISÕES DE NEGÓCIOS Atualmente o negócio da Axalta no Brasil está dividido em três segmentos: Mobility – do qual os principais clientes são os fabricantes de veículos –, Repin- tura e Industrial. O primeiro representa cerca de 70% do faturamento anual da companhia no Brasil, seguido pelas ven- das para repintura, com 20%, e o industrial com 10%. Já no segmento de tintas para repintu- ra automotiva o foco é oferecer o melhor custo-benefício para as empresas repa- radoras de veículos, pois as seguradoras são os maiores clientes e buscam os me- lhores preços. Nesta área a Axalta trabalha com as marcas Nason e Standoblue, esta última com mais tecnologia agregada e custo maior. Na área industrial os princi- pais clientes são do setor de óleo e gás e fabricantes de janelas, rodas e outros produtos industrializados. Na operação global da Axalta, presen- te em mais de 140 países, o faturamento no Brasil ainda tem participação pequena: somando as vendas em todos os países da América do Sul a contribuição chega a 5% das receitas globais da companhia. Segundo Aquino os negócios estão avan- çando no Brasil. DESENVOLVIMENTO A Axalta fornece para o setor auto- motivo diversos tipos de tinta, das mais variadas cores, produzidas na fábrica de Guarulhos. O foco tem sido aprimorar os produtos, desenvolvendo e entregando tintas que não precisammais passar pelo processo de cura, o que agiliza bastante o processo de produção das montadoras, que sempre encontram gargalos de pro- dutividade nas cabines de pintura. Algumas das novas tintas já permitem a aplicação de três camadas molhadas, uma sobre a outra, sem esperar secar. Esta é uma demanda atual importante do setor, porque a pintura do veículo é um processo complexo que toma tem- po considerável, e por isto as empresas buscam fornecedores que consigam en- tregar produtos que tornam mais rápido o processo sem comprometimento da

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