402-2023-08

52 Agosto 2023 | AutoData AUTOPEÇAS » ANIVERSÁRIO controle de estabilidade, ESC, sistema de segurança que passa a ser exigido em todos os carros vendidos no País a partir de 2024. FUTURO PRÓXIMO Para os próximos anos Delich já vis- lumbra mais nacionalizações importan- tes: “Estou seguro de que deveremos localizar a produção eixos elétricos para ônibus, pois já estamos fornecendo o conjunto importado para um cliente no Brasil [Mercedes-Benz] e conforme a demanda crescer poderemos produzir em Sorocaba. Também está em estudo a produção, em Limeira, de câmaras [que atuam como sensores de equipamentos de segurança, como frenagem automá- tica de emergência]”. Delich também prenuncia que, com a transição mais acelerada para os carros elétricos na Europa e na China, muitas linhas de componentes para veículos com motores a combustão, como trans- missões e embreagens, poderão ter a produção concentrada no Brasil, onde ainda haverá demanda para estes siste- mas por mais tempo, e daqui poderão ser exportadas para outros países com o mesmo perfil. Justamente por causa da política glo- bal da ZF, de produzir localmente a maior parte dos componentes que fornece, as exportações a partir do Brasil não têm grande volumes, representam de 7% a 8% do faturamento. Mas alguns negócios são emblemáticos: atualmente 25% das necessidades de cintos de segurança da fábrica da ZF no México são abasteci- dos pela fábrica de Limeira e, segundo Carlos Delich, este porcentual crescerá para 100%. Se, há muito tempo, o Brasil deixou de ser o único foco de expansão interna- cional da ZF, não perdeu importância nos planos do grupo, que segue transmitindo sua força global à indústria automotiva nacional. Do analógico ao digital: engenheiros projetando transmissões em suas pranchetas na fábrica de São Caetano, em 1967, e as modernas linhas da unidade de Limeira, adquirida da TRW, que produzem airbags laterais (abaixo) e sistemas de direção elétrica.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=