402-2023-08

49 AutoData | Agosto 2023 Nos anos 1960 a ZF aumentou rapidamente seu portfólio de caixas de transmissão produzidas no Brasil e a carteira de clientes cresceu. Linha robotizada de produção de freio elétrico de estacionamento em Limeira: nacionalização acelerada de sistemas eletroeletrônicos. o primeiro e mais conhecido produto da ZF, as caixas de transmissão. Foi justamente por causa desta espe- cialidade que a ZF – hoje bem mais fácil de pronunciar em qualquer língua – veio ao Brasil juntar-se a então nascente in- dústria automotiva, contratada para forne- cer caixas de câmbio à Vemag, sigla para Veículos e Máquinas Agrícolas S. A., que então produzia sob licença os modelos da alemã DKW, marca que anos depois foi incorporada a uma das quatro argolas do Grupo Audi. ASCENSÃO RÁPIDA Desde a abertura da primeira fábrica fora da Alemanha a ascensão foi rápida: em poucos anos a ZFmultiplicou o núme- ro de clientes a tal ponto que, hoje, quase todos os veículos leves e pesados em circulação, aqui e no mundo, têm com- ponentes e sistemas do grupo, que am- pliou para muito além das transmissões sua linha de produtos, desenvolvidos por divisões internas ou por meio da aquisição de várias outras companhias. Apesar de, ao longo dos anos, o Brasil ter reduzido sua participação no fatura- mento global da ZF – chegou a ser de 10% há quinze anos hoje gira em torno de 3% –, o mercado brasileiro segue espelhando a evolução mundial da empresa. A fábrica de São Caetano, que funcionou por quase quarenta anos, deu origem a outras seis fábricas e dois centros de distribuição de peças, com 5,6 mil empregados. Como atesta Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul, “em termos por- centuais a região perdeu protagonismo, pode parecer pequena, mas isto ocorreu devido à expansão do grupo para merca- dos muitomaiores, especialmente a China. Mas não reduzimos as vendas aqui: temos os mesmos clientes e fornecemos a eles os mesmos produtos globais”. Delich avalia que, estabilizado o boom chinês, a participação da América do Sul nas vendas globais deve voltar a crescer nos próximos anos, porque a demanda dos fabricantes de veículos instalados aqui continua ascendente, especialmente para atender à evolução da legislação de segu- rança veicular, de redução de emissões e eletrificação, o que requer a instalação de vários sistemas fabricados pela ZF: “Seria inviável desenvolver fornecedores e com- ponentes diferentes para cada lugar no mundo onde estão as fábricas de veículos porque eles precisam desenvolver um fornecedor que possa atendê-los com os mesmos padrões em qualquer parte. Daí a tendência é de crescimento das vendas e da nacionalização de produtos”. AQUISIÇÕES E CRESCIMENTO Já consolidada como uma robusta em- presa global a ZF foi às compras a partir dos anos 2000, multiplicando seu portfó-

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=