402-2023-08

46 Agosto 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ELETRIFICAÇÃO e sistemas de baterias Moura, os mesmos fornecedores do e-Delivery, o e-Volksbus tem preço estimado de R$ 2 milhões e está em fase final de testes. A expectativa é começar a produzi-lo em Resende até o começo de 2024. O projeto consome parte importante dos recursos de R$ 1,5 bilhão que ainda restam do programa de investimento da empresa no País, de R$ 2,5 bilhões no período 2021-2025. FINANCIAMENTO “Tecnologia, infraestrutura e políticas públicas de transporte evoluíram muito bemnos últimos dez anos. O grande desa- fio domomento chama-se financiamento”, aponta Walter Barbosa com relação ao que falta para o mercado de ônibus elé- tricos decolar de vez no País. Já existem iniciativas nesse sentido. No início de 2022 o BNDES remodelou a linha Finame de Baixo Carbono, que fi - nancia até 100% do valor de caminhões e ônibus elétricos, híbridos, a gás ou com células de hidrogênio. O financiamento tem carência de dois anos para iniciar os pagamentos e prazo de dez anos para quitar a operação. Podem ser financiados veículos com índice de conteúdo local, em valor, que começa em 20% até 2024, sobe para 30% até 2028, 40% até 2028 e 50% a partir de 2029. O juro da linha é composto por taxa variável de longo prazo, atrelada à inflação IPCA, adicionada de 0,95% ao ano e remuneração do banco repassador limitada a 3,5% ao ano. Ainda assim o próprio BNDES avalia que é necessário criar uma linha mais barata para estimular o mercado. O banco anunciou recentemente que trabalha na modelagem de um pacote de financia - mento para a adoção de ônibus elétricos em 21 regiões metropolitanas no País. Como justifica Luciana Costa, diretora da área do BNDES dedicada ao crédito para financiar a transição energética, “o desafio da eletrificação é a estruturação do Capex [gasto com aquisição de ati- vos], porque o Opex [custo da operação] é muito favorável”. Traduzindo: o custo operacional mais baixo de manutenção e energia de um ônibus elétrico já justifica a compra, mas para o operador de frotas poder usufruir disto é necessário encontrar fórmulas para diluir o custo inicial de aquisição de veícu- los que custam, emmédia, R$ 2,5 milhões, valor de três a quatro vezes mais alto do que o similar a diesel. Uma das saídas é o financiamento in - ternacional, com custo de capital mais baixo. Por exemplo: em junho a Prefeitura de São Paulo conseguiu aprovar garantia do governo federal para contrair emprésti- Volvo já encarroçou na Caio algumas unidades do seu ônibus elétrico BZL para demonstrações: produção nacional só em 2024 ou 2025. Divulgação/Volvo

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=