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44 Agosto 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ELETRIFICAÇÃO commotores acoplados às rodas, é forne- cido pela ZF – que no momento importa o sistema da Europa mas já prevê sua na- cionalização para breve. As baterias – o eO500U é equipado com três a seis pacotes, até quatro no teto, que geramomáximo de 588 kWh e garan- tem autonomia de até 300 quilômetros – já estão sendo montadas em Piracicaba, SP, pela BorgWarner, que trouxe para o Brasil a quarta fábrica no mundo de sua divisão Akasol, especializada na fabricação de baterias, que a companhia adquiriu em fevereiro de 2022. Na unidade de 3 mil m² são integra- dos o BMS, módulo de gerenciamento do sistema, o DCU, que recebe a energia do carregador, e o Junction Box, caixa que integra todos os sistemas elétricos do veículo e suas baterias. A BorgWarner não informa o nível de nacionalização do conjunto mas afirma que já tem forne - cedores locais e a intenção é aumentar gradativamente os índices de localização, na medida emque deve conquistar outros clientes além da Mercedes, com os quais já está em negociações. Um deles pode ser a Volvo, que tam- bém utiliza baterias Akasol em seu ôni- bus elétrico BZL, já vendido na Europa e apresentado aqui no ano passado, na Lat.Bus. Já foram iniciados os testes de campo e encarroçadas algumas unidades na Caio, para demonstrações a clientes brasileiros, a partir de setembro. A Volvo tem intenção de começar a vender o BZL, inicialmente importado, em 2024, mas a produção emCuritiba, PR, já está no plano de investimento de R$ 1,5 bilhão do grupo na América Latina, no período 2022-2025. “O Brasil é um importante mercado para a Volvo e desde sempre faz parte dos nossos planos globais de eletromo- bilidade”, lembra Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses no País. “Já temos mais de 5 mil ônibus ele- trificados rodando em dezenas de países e fomos, inclusive, pioneiros na produção e comercialização de ônibus híbridos no Brasil, há uma década.” A ambição da empresa, ele diz, é que sejam elétricos 50% dos ônibus comercia- lizados pela marca no horizonte até 2030. Aproveitando a cadeia de fornecedo- res que conseguiu consolidar no Brasil para produzir o caminhão leve e-Delivery, primeiro modelo elétrico fabricado no País pela empresa desde 2021, em Re- sende, RJ, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou este ano o protótipo e-Volksbus, projeto baseado no e-Flex: proposta de ônibus elétrico híbrido, equi- pado com motor 1.4 turboflex para gerar energia às suas baterias, que foi apre- sentado em 2018. Com carroceria Caio de 13 metros para 81 passageiros, montada sobre chassi elé- trico commotorWEG, eixo trativo Meritor O eO500U: primeiro chassi elétrico da Mercedes-Benz produzido no Brasil começa a ser entregue aos primeiros clientes no segundo semestre de 2023. Divulgação/MB

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