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42 Agosto 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ELETRIFICAÇÃO a noventa passageiros. A Marcopolo já programou a produção de 130 unidades para pronta-entrega este ano e aguarda resposta da demanda dos clientes para planejar 2024. Segundo Ricardo Portolan, diretor de marketing e operações comerciais para o mercado interno da Marcopolo, o prin- cipal diferencial do Attivi diante de con- correntes importados – e até de alguns nacionais – é o desenvolvimento realizado para produzir um veículo durável e con- fiável sob as condições brasileiras. Por este motivo, por exemplo, foi adotado um motor traseiro central, mais elevado, para evitar estragos que podem ser causados por pavimentos irregulares aos motores instalados nas rodas. Desde 2018 a equipe de engenharia realizou 2 mil horas de testes de desempe- nho e 8 mil horas de durabilidade acelera- da, rodando 24 horas por dia, sete dias por semana, nas pistas do Centro Tecnológico Randon, em Farroupilha, RS, somando ho- ras 42 mil quilômetros rodados. Como tem preço de aquisição em tor- no de R$ 2,5 milhões, três a quatro vezes maior do que um similar a diesel, Portolan assegura que o Attivi foi feito para durar mais, cerca de dezesseis anos e rodar 1,3 milhão de quilômetros, tempo suficiente para pagar o investimento inicial e usu- fruir o custo operacional 50% mais baixo, economizando nas manutenções mui- to menos frequentes e custo de energia equivalente a um terço do que seria gasto com combustível fóssil. GRANDES NO JOGO Três das maiores fabricantes de chassis de ônibus instaladas no País, Mercedes- -Benz, VWCOeVolvo, que juntas dominam mais de 80%das vendas, tambémentraram ou entrarão no jogo do mercado de elé- tricos – e com isto também estimulam a ampliação da cadeia local de fornecedores. A primeira foi a Mercedes-Benz, que em 2018 iniciou o projeto e em 2021 anun- ciou investimento de R$ 100 milhões para produzir, em São Bernardo do Campo, o chassi urbano eO500U, baseado no seu eCitaro vendido na Europa. Conforme havia sido programado a produção foi iniciada neste segundo semestre e a expectativa é entregar as primeiras cinquenta unidades ainda este ano, para empresas de São Paulo e Curitiba. Segundo o diretor de vendas de ônibus Walter Barbosa a empresa temuma ampla gama de chassis e já está nos planos a oferta de mais opções de ônibus a bateria: “A Mercedes-Benz está trabalhando na expansão de seu portfólio de elétricos”. Embora seja opaca com relação a suas projeções de vendas, capacidade de produção ou índices de nacionalização a Mercedes-Benz confirma que o eixo de propulsão elétrica de 250 cv do eO500U, O Attivi, primeiro projeto de chassi da Marcopolo: eletrificação do transporte estimulou o desenvolvimento de um ônibus completo. Divulgação/Marcopolo

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