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40 Agosto 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ELETRIFICAÇÃO A presidente da Eletra, Milena Roma- no, dimensionou o avanço da indústria que lidera: “A cadeia de ônibus elétrico tem potencial para gerar 10 mil empregos nos próximos três anos, podendo chegar a 30 mil”. Na inauguração, cercado de ônibus elétricos brasileiros, Lula indicou que con- sidera a nacionalização da produção de veículos elétricos um importante passo em sua política de reindustrialização do País: “É muito importante nossa parceria com a China mas prefiro que sejam com - prados os ônibus nacionais”. Em um artigo a diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, endossa que o setor está pronto a avançar: “A eletromo- bilidade avança no Brasil e está sendo puxada pela indústria brasileira de trans- porte público sustentável, com tecno- logia nacional. Isto não é propriamente novidade. A novidade é que as principais autoridades do País passaram a prestar atenção a este fenômeno”. Segundo Iêda de Oliveira a nova fábri- ca da Eletra já tem encomendas de 450 ônibus elétricos que serão entregues ain- da este ano, para atender principalmente empresas da cidade de São Paulo. Neste semestre a cadência produtiva está avan- çando de duas para sete unidades produ- zidas por dia. Para 2024 a diretora projeta vender sua capacidade anual máxima de produção: 1,8 mil unidades. Como vantagem a Eletra tem toda sua cadeia de fornecedores instalada no País. Os ônibus são produzidos com chassis fornecidos pelas vizinhas Mercedes- -Benz e Scania e sobre eles é montado o powertrain elétrico de bateria e motor fabricados pela também brasileira WEG – este ano a empresa de Jaraguá do Sul, SC, investiu R$ 100 milhões em uma linha de montagem de baterias que agregam as células de íons de lítio importadas da China com sistemas de gerenciamento eletrônico e refrigeração e de segurança. Depois de prontos os chassis são encami- nhados para encarroçamento pela Caio, em Botucatu, SP. “O Brasil conseguiu formar rapidamente uma cadeia produtiva completa e com- petitiva de ônibus elétricos. Não é uma meta, é uma realidade”, observa a diretora executiva da Eletra. À ESPERA A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos com mais de 90 mil ônibus em circulação no mundo, espera pelo boomdestemercado no Brasil desde 2015, quando instalou uma linha de mon- tagem de chassis a bateria emCampinas, SP. Sim, a primeira aposta da companhia chinesa não foi o recente e festivo anúncio de instalação de fábrica de carros elé- tricos e híbridos na Bahia, mas no então hibernante segmento nacional de ônibus. Segundo a empresa foram investidos R$ 50milhões na infraestrutura e emmeios produtivos da fábrica de Campinas e, de 2018 a 2022, mais de R$ 13 milhões em desenvolvimento de engenharia e ferra- mentais locais. Em 2020 a BYD investiu R$ 15 milhões em uma unidade para montar baterias de fosfato de ferro-lítio, utilizadas em seus ônibus, no Polo Industrial de Ma- naus, AM, com benefícios da Zona Franca. Modelo Eletra na nova fábrica de São Bernardo do Campo, com chassi Mercedes-Benz ou Scania e powertrain elétrico da WEG: fabricante e fornecedores nacionais. Divulgação/Eletra

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