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38 Agosto 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ELETRIFICAÇÃO 2021 quando a Prefeitura de São Paulo anunciou a meta de, até o fim de 2024, agregar 2,6 mil veículos elétricos ao seu sistema de transporte público, formando no curto prazo a maior frota de ônibus a bateria do País, o que aguçou o interesse de alguns fabricantes e apressou planos. Mas, na prática, só em outubro do ano passado foi dada a partida neste processo, quando a SPTrans, que faz a gestão do sistema de transporte por ônibus na Ca- pital paulista, em uma canetada proibiu, a partir daquele momento, a compra de veículos a diesel para a renovação das frotas dos operadores na cidade, provo- cando uma súbita alta na demanda por veículos a bateria. Segundo a SPTrans no início de 2023 as empresas da cidade já tinham enco- mendas de 2,1 mil ônibus elétricos, mas os grandes pedidos para atender esta de- manda só começaram agora, no segundo semestre, a chegar de fato às linhas de produção. Apesar da ousada ambição de mul- tiplicar sua frota elétrica São Paulo está um pouco atrasada na eletrificação de seu transporte urbano na comparação com outras cidades do País, pois até o meio deste ano apenas dezenove ônibus a bateria – quinze deles comprados em 2019 – estavam em circulação na Capital, que também tem algumas linhas servidas por 201 trólebus com mais de dez anos. DEMANDA PUXA INVESTIMENTOS Outras cidades do País têm ônibus elétricos em circulação e os fabricantes projetam que todas devem aumentar a frota eletrificada. Além de São Paulo es - tão nesta lista as também paulistas Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, Mauá, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Guarujá, Curitiba e Maringá, no Paraná, e capitais como Vitória, ES, Salva- dor, BA, Goiânia, GO, Brasília, DF, Rio de Janeiro, RJ, Belém, PA, e Fortaleza, CE. Mais antiga fabricante de ônibus eletri- ficados em operação no País, que come - çou a produzir modelos híbridos em 1999, lançou seu primeiro trólebus em 2002 e o primeiro elétrico a bateria do Brasil em2013, a Eletra se preparou para o crescimento da demanda pelos seus produtos. Aempresa investiu R$ 150milhões no desenvolvimen- to de uma nova linha de seis tipos de ôni- bus elétricos que já sãomontados em sua nova fábrica em São Bernardo do Campo, inaugurada no início de junho passado em evento prestigiado pela cúpula do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin, tambémministro do Desenvolvimento, In- dústria e Comércio, e mais oito ministros. Ônibus articulado elétrico da BYD pronto para circular: montagem nacional do chassi desde 2015 em Campinas. Divulgação/BYD

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