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33 AutoData | Agosto 2023 APOSTA RENOVADA NO ETANOL Além das três tecnologias híbridas e uma totalmente elétrica a Stellantis mostrou atualizações para tornar os motores flex ou 100% a etanol mais eficientes. O objetivo é elevar a eficiência de ambas as opções e, também, preparar os propulsores para trabalhar em combinação com diversos powerrains eletrificados. Segundo Tonani os motores térmicos turbinados movidos exclusivamente a etanol – especialmente o E4 que já estava nos planos da antiga FCA desde 2019 – podem surgir “de acordo com a demanda de mercado e as necessida - des de clientes, como donos de frotas que precisam descarbonizar a mobilida - de para atingir metas de ESG”. Mesmo que esta demanda acabe não motivando o lançamento de ve - ículos com motores 100% a etanol a Stellantis continua melhorando sua efi - ciência, trabalhando em uma nova ar - quitetura da câmara de combustão, em melhorias termodinâmicas com o uso da injeção direta, adoção de turbina de geometria variável, dentre outros pontos que ainda podem surgir no processo. Ainda é cedo para apresentar resul - tados, mas a expectativa é que essas atualizações possam tornar os motores térmicos a etanol mais econômicos. ARQUITETURA BEV O BEV, sigla em inglês de battery electric vehicle, é um carro 100% movido por tração elétrica, alimentada pela energia armazenada em suas baterias de íon-lítio. A Stellantis projetou o seu carro elétrico nacional, que promete produzir até 2030, com um motor de alta tensão e potência a partir de 90 kW, ou cerca de 122 cavalos. O veículo é alimentado por um pacote de baterias que somam 400 volts, que são recarregáveis na rede elétrica e também pelo sistema que regenera a energia cinética gerada nas frenagem e desacelerações do veículo. “Estamos criando, aqui no Brasil, com tecnologia 100% nacional, uma rota sustentável para esses propulsores que, ao mesmo tempo, seja acessível ao consumidor”, pondera Tonani. .

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