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31 AutoData | Agosto 2023 O desenvolvimento das plataformas Bio-Hybrid começou em 2022, com a criação do projeto Bio-Electro, reunião de parceiros estratégicos que, segundo a Stellantis, acelerou a cria - ção de novas soluções de motopropulsão para a descarbonização da mobilidade no País. O Bio-Electro conectou univer - sidades, startups e fornecedores com o Tech Center da companhia da América do Sul, que sedia no Polo Automotivo de Betim, MG, todo conhecimento da sua engenharia nacional. Presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa resume: “O Bio-Electro foi o ecossistema que permitiu este esforço de nacionalização de tecnologias. Queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores”. Durante evento para a imprensa no Tech Center coube a Márcio Tonani, vice - -presidente sênior dos centros técnicos de engenharia na América do Sul, apresentar Muito prazer, arquitetura Bio-Hybrid Plataforma dará origem a dois híbridos flex leves, um plug-in e um 100% elétrico. Stellantis também reafirma aposta no motor 100% a etanol com projeto para aumentar a eficiência. as plataformas eletrificadas e, também, os trabalhos na evolução do motor térmico E4 turbo movido exclusivamente a eta - nol, com eficiência energética superior na comparação com o 1.3 turboflex de 185 cv já utilizado em modelos Fiat e Jeep produzidos no País. Vale dizer que a plataforma ou arqui - tetura utilizada na demonstração das tec - nologias híbridas é meramente ilustrativa, ainda não tem relação com nenhuma das plataformas reais utilizadas pela Stellantis na produção nacional. No entanto, ainda sem confirmação oficial, os trens-de-força híbrido flex leve e plug-in, além da ar - quitetura 100% elétrica, encaixar-se-ão em todas as plataformas disponíveis na produção nacional. A plataforma CMP uti - lizada nos modelos Peugeot e Citroën, por exemplo, foi desenvolvida pelo antigo Grupo PSA, antes da fusão com a FCA na Stellantis, para agregar powertrain a combustão, híbrido ou 100% elétrico.

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