402-2023-08

26 Agosto 2023 | AutoData MERCADO » TENDÊNCIA O QUE VEM MAIS POR AÍ Somando confirmações e expectativas domercado o segmento de picapes ainda parece encontrar espaço para crescer. Até outubro a Fiat adicionará a sétima picape média do mercado com o lançamento da Titano, construída sobre chassi. Vendida em alguns mercados como Peugeot, aqui no Brasil a picape vai aproveitar a capilaridade das mais de quinhentas concessionárias da marca e se valer da liderança de Strada e Toro. Terá versões de trabalho e outras mais luxuosas e esportivas, equipadas com motor turbodiesel e capacidade para trans- portar mais de 1 tonelada. Comdiscreto facelift a líder Strada aca- ba de receber o upgrade do motor 1.0 tur- boflex, disponível nas duas versões topo de linha, num claro contra-ataque à Montana. AVolkswagen quer dar uma sobrevida à sua Saveiro, que desde 2017 não é atua- lizada. Espera-se que o modelo renovado chegue ainda este ano, como linha 2024, com opção de cabine dupla, visual total- mente novo, interiormais confortável e com novos conteúdos. Já amédiaAmarok ganha um facelift no primeiro trimestre de 2024, mas não será a nova geração com a qual compartilha plataforma coma Ford Ranger. Também da Volkswagen, o projeto Ta- rok de uma picape compacta monobloco, que chegou a ter um protótipo exibido no Salão do Automóvel de 2018, não é mais esperado. A rival da Toro foi cogitada até 2021, perdeu o timing e foi engavetada. Ficou para 2024 o lançamento da nova Chevrolet S10. A picape será remodelada, com forte influência do design externo e interno da estadunidense Colorado, além de algumas atualizações sobre o atualmo- tor turbodiesel. A nova geração da Toyota Hilux deve ser apresentada este ano nomercado asi- ático enquanto sua produção naArgentina é esperada para 2026. Mas tudo vai de- pender do desempenho da rival Ranger: caso a picape Ford deslanche nas vendas a Toyota pode antecipar a chegada, com a possibilidade de incluir uma versão híbrida. De olho nas Ram e F-150 a Chevrolet confirmou, para este ano, a vinda da Sil - verado importada na luxuosa versão High Country, equipada com o motor V8 6.2 e câmbio automático de 10 marchas. Para 2024 a Great Wall Motors já anun- ciou o lançamento, para maio, da picape média Poer, primeiromodelo a sair da linha de produção em Iracemápolis, SP. Será a pioneira no segmento a vir equipada com motor híbrido flex. Picapes da Hyundai e Renault há tem- pos são sondadas para omercado brasilei- ro. A Hyundai Santa Cruz, maior do que as compactas e menor do que médias, seria uma das mais cotadas para o Brasil – mais uma de olho na Fiat Toro. ARenault há tempos estuda a vinda da Alaskan, montada sobre a mesma plata- forma da Frontier, também na vizinha Ar- gentina. Mas é outra que perdeu o timing. O que se cogita agora é outromodelo, que brigaria com a Toro e seria uma proposta mais atual e competitiva do que a Oroch. E não será surpresa se a novidade tam- bém ganhar corpo com a Nissan, vinda da aliança das marcas. Chevrolet S10 Z71 Divulgação/GM

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=