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24 Agosto 2023 | AutoData MERCADO » TENDÊNCIA ano, e foi a segunda picape mais vendi- da do País. Ainda continua nesta mesma posição, mas em 2022 e 2023 os empla- camentos despencaram, ainda que se mantendo em patamar elevado na lide- rança do segmento. Em 2022 foi a vez da Renault atuali- zar a Oroch, que em 2016 inaugurou o subsegmento das médias-compactas. O principal upgrade foi uma opção com motor turboflex 1.3 de 170 cv. A renovação fez bem à picape que perdeu o prenome Duster, cresceu emvolume e dobrou sua participação de mercado, mas também já perde clientes para a Montana. A GM, por sua vez, vem escalando sua participação coma novataMontana, lança- da em fevereiro. No acumulado deste ano até julho, com 17 mil emplacamentos, ela já é a quinta picape mais vendida. Intermediária, por ser um pouco maior que a Toro, mas menor do que uma Ran- ger, a Ford Maverick simbolizou a virada de chave da marca aqui em 2021, quando passou a ser uma importadora. Contudo, com preços elevados de R$ 225 mil da versão a gasolina e de R$ 235mil da híbrida lançada este ano, as vendas não embala- ram até agora: foram emplacadas apenas 920 unidades este ano até julho. Novidade maior no subsegmento é a Rampage, primeira Ram projetada e pro- duzida fora dos Estados Unidos, escalada para se posicionar nomeio termo de com- pactas e médias, e ser o veículo premium mais vendido do País. ARampage começa a chegar às lojas este mês com grandes expectativas, compreços de pré-venda de R$ 240 mil a R$ 270 mil que já garantiram 5 mil pedidos e um aumento de 15% na produção na fábrica de Goiana, PE. MÉDIAS MANTÊM PÚBLICO FIEL ARampage esbarra no subsegmento de picapes médias, que por sua vez também cresce. São seis modelos, quatro deles produzidos na Argentina. A nova geração da Ford Ranger, que começa a chegar às concessionárias este mês, é a primeira da categoria a ser com- pletamentemodernizada. Totalmente apri- morada em visual, motorização, interior, capacidade fora-de-estrada e conteúdo de conforto e segurança, ela dá um passo à frente de olho em sair de sua terceira po- sição no segmento, passar a Chevrolet S10 e tomar um pedaço do reinado da Toyota Hilux, dois modelos que há tempos não recebem renovações importantes. Será possível? O consultor Francisco Mendes garante que o consumidor de pica- pes émais fiel àmarca do que o usuário de automóveis. Para ele a confiança na fabri - cante e sua tradição dificultamamigração. Mesmo sem mudanças expressivas desde 2020, quando foi levemente rees- tilizada, a picape média da Toyota domina 39% das vendas do segmento e este ano e está 15,2 pontos porcentuais à frente da segunda colocada Chevrolet S10, que tem 23,8% de participação. Ao lançar a sua Frontier renovada, em 2022, a Nissan esperava melhor desem- penho. Mas a picape média produzida na Argentina, que ganhou design mais es- portivo e novos conteúdos, tem só 7% das vendas do segmento e vem intercalando a lanterna da categoria com a VWAmarok, que este ano até julho tem 6,4%. Ambas ficamatrás da quarta colocada, aMitsubishi L200. Nessemiolo de coadjuvantes a pica- pe produzida pelo Grupo HPE emCatalão, GO, tem market share de 9,4%. Mesmo sendo reconhecida por diversos bons atributos a Frontiermostra que, neste Ram 1500 Limited Divulgação/Stellantis

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