402-2023-08

22 Agosto 2023 | AutoData MERCADO » TENDÊNCIA prepara para entrar na categoria dasmédias com o lançamento da Titano, ainda este ano, produzida no Uruguai. Outramarca do Grupo Stellantis, a Ram, domina o segmento das grandes picapes importadas com quatro modelos, em disputa que este ano ganhou a primeira concorrente no País, a F-150, que a Ford começou a trazer dos EstadosUnidos, onde há décadas é o veículomais vendido. Tam- bém de lá, em breve, chega a Chevrolet Silverado, da GM, atrás do crescimento de interesse por esta categoria mais luxuosa, compreços que partemde R$ 350mil e, na maioria dos casos, passamdos R$ 500mil. Em2020, emplena pandemiamudando repentinamente os hábitos e necessidades das pessoas, a Fiat lançou a nova geração da Strada, sucedendo a um modelo que já fazia bastante sucesso desde o fim dos anos 1990. Introduzindo nova motorização Firefly 1.3 e versões com a inédita cabine dupla de quatro portas, com mais conec- tividade e conforto para o uso familiar ou comercial misto, a picape atraiu novos clientes, foi sucesso instantâneo, formou filas de espera de mais de três meses e terminou os últimos meses daquele ano como veículo mais vendido do País – po- sição da qual não saiu mais nos dois anos seguintes e até o início de 2023. Na época do lançamento a Fiat tomou a arriscada – e acertada – decisão de não reduzir a programação de produção e assim conseguiu atender os pedidos e voltar à liderança do mercado nacional. E a Strada continuou evoluindo para o público que antes compraria um hatch ou um SUV compacto. Em 2021 a líder de vendas recebeu tambémo inédito câmbio automático CVT e neste agosto foram lan- çadas mais duas versões com o motor 1.0 turboflex de 130 cv da Stellantis, omesmo já utilizado em Pulse e Fastback. É uma resposta ao avanço da Chevrolet Montana lançada em fevereiro passado, também com cabine dupla e motor tur- boflex 1.2 de 133 cv. Embora seja maior em tamanho omodelo está abocanhado clien- tes das versões mais caras da picape Fiat. A Volkswagen Saveiro, sob a sombra da Strada, também teve desaceleração no volume de vendas, mas resistemesmo sem ter mudanças de design desde 2016. Uma renovação é esperada para breve, devendo embaralhar a concorrência do subsegmento. MÉDIAS-COMPACTAS EM EBULIÇÃO Diferentemente da Strada a trajetória da Fiat Toro mostra desaceleração. Em 2021, quando recebeu sua primeira atu- alização, incorporando grade frontal da versão de topo inspirada nas Ram, nova opção de motor 1.3 turboflex de 185 cv e novos conteúdos, a picape compacta atingiu seu maior volume histórico de vendas, quase 71 mil unidades naquele Ram Rampage RT Ford F-150 Lariat Divulgação/Stellantis Divulgação/Ford

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=