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19 AutoData | Agosto 2023 No acumulado de 2023, até julho, foram vendidas no País quase 212 mil picapes de todos os portes, volume 24% superior ao registrado no mesmo período de 2022, desempenho porcentual que é o dobro da evolução do mercado total de veículos leves, cujo avanço foi de 12,7% no período. Assim como as duas maiores catego- rias do mercado as picapes se multipli- caram em subsegmentos, tantos que até ficou difícil classificar os diversos tipos e portes de veículos leves com caçamba que hoje circulam tanto em meios rurais como urbanos, com funções ambíguas: pode ser um utilitário comercial ou, tam- bém, um carro de uso pessoal ou familiar com um avantajado compartimento para cargas e bagagem. DIVERSIFICAÇÃO E CRESCIMENTO Embora uma das referências seja a Fe- nabrave a entidade que reúne os conces- sionários classifica o segmento de picapes de forma muito simplificada, apenas pe - quenas ou grandes, tudomisturado como subsegmentos de “comerciais leves” – titu- lação que também não correspondemais aosmuitos usos de uma picape atualmente, pois a maior parte delas é destinada ao transporte pessoal. Ocorre que esta classificação ficou ultrapassada com a diversificação da es - pécie, que cresceu com o lançamento de picapes intermediárias como Renault Oroch e Fiat Toro, maiores do que as pe- quenas e menores do que as médias, enquanto estas, até então consideradas as maiores disponíveis no Brasil, também cresceram com o passar das gerações e, mais recentemente, foram superadas por modelos gigantes importados do México e dos Estados Unidos – alguns deles com peso e tamanho de caminhões e exigên- cia de habilitação C para poder dirigir. Em 2018 havia doze picapes de dife- rentes portes à venda no Brasil. Cinco anos depois já são dezenove e vemmais por aí. Em seus estudos de mercado o consultor Francisco Mendes dividiu o segmento em quatro subgrupos vendidos hoje no Brasil, dois compostos pormodelosmenores com carrocerias monobloco, construídas como automóveis, e dois englobamas caminho- netes maiores de duas partes principais, com cabines montadas sobre chassis, as- sim como são feitos os caminhões: • Pequenas monobloco: Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro; • Compactas monobloco: Fiat Toro, Re- nault Oroch e FordMaverick – e pode- -se colocar aqui também a recém- -chegada Ram Rampage; • Médias chassi-cabine: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok; • Grandes chassi-cabine: Ram 3500, Ram 2500, Ram 1500, Ram Classic, Jeep Gladiator e Ford F-150. Na média dos últimos doze meses o segmento abocanha 18% do mercado com liderança das pequenas, que do- minam 44% das vendas, seguidas pelas médias com 35%, compactas com 19% e grandes com 2%. Toyota Hilux SRX Limited Nova Ford Ranger Divulgação/Ford Divulgação/Toyota

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