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16 FROM THE TOP » MARCELLO SCHNEIDER, BYD Agosto 2023 | AutoData Não, o plano é o mesmo. Inicialmen - te pensamos em trazer ao Brasil o que tínhamos de melhor, iniciando com o Tan e o Han, para mostrar o que somos capazes de produzir. Posteriormente trouxemos o Song e lançamos conjun - tamente o Yuan, um híbrido plug-in e um elétrico na mesma faixa de preço. Agora começamos a trazer produtos para atender um público mais jovem, de entrada, que quer ter o seu primei - ro carro elétrico. O plano segue com diversos outros lançamentos ao longo dos próximos anos, atingindo as demais faixas de preço e de modelos. Como está o processo de nomeação de distribuidores e abertura de concessio- nárias BYD no País? É algo disruptivo para a BYD pois o Brasil é o primeiro mercado do mundo onde trabalhamos com concessionárias: em outros países trabalhamos com impor - tadores. Mas tem dado muito certo. Já temos mais de 25 lojas abertas, fechare - mos este ano com cem e a perspectiva até o fim de 2024 é ter mais de duzentas abertas. Este ano já teremos casas em todos os estados. São Paulo sempre puxa a fila mas temos bons retornos e boa aceitação dos nossos modelos eletrificados em todos as regiões que estamos atuando. Coma proposta de produzir carros híbri- dos no Brasil também está no horizonte o uso demotorização flex bicombustível etanol-gasolina em modelos da BYD? Sim, já estamos em estudo para que os híbridos fabricados aqui no Brasil sejam flex, para que possam ser abastecidos só com etanol. “ O Brasil é sem dúvida um lugar onde a BYD quer construir seus sonhos e tornar o País um hub para toda a América Latina.” Depois dos carros emquanto tempomais a BYD pretende começar a fabricar ca- minhões e ônibus em Camaçari? Depende da demanda, pois já temos hoje em Campinas uma fábrica com capaci - dade de produzir 2 mil chassis de ônibus por ano, que seguirá emoperação e deve atender a um pedido inicial importante da cidade de São Paulo. Posteriormente, para atender principalmente amercados do Norte e Nordeste, temos esta possibi - lidade de abrir uma linha [emCamaçari]. Poderemos iniciar a produção assimque houver necessidade. Qual é o propósito de processar lítio de fosfato de ferro em Camaçari e quando esta operação está prevista para come- çar? Será mesmo só para exportação para a própria BYD na China? Seria um primeiro passo para se produzir células de baterias no Brasil? Isto está no planejamentomas ainda não temos data para iniciar o processo. OBra - sil é um dos cinco maiores produtores de lítio do mundo, e com alto grau de pureza. Temos de olhar para o mercado brasileiro também por este prisma, não só de exportador dematéria-prima mas, também, de no futuro começar a fazer o beneficiamento local. Se houver de - manda a BYD tem apetite para investir e

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