402-2023-08

14 FROM THE TOP » MARCELLO SCHNEIDER, BYD Agosto 2023 | AutoData “ Estamos aguardando o desfecho das negociações da outra empresa com o governo baiano. Estamos esgotando todas as possibilidades para fazer a aquisição da unidade da antiga Ford, diria que está 99% encaminhado, faltam pequenos acertos. Mas se isto não for possível partiremos para uma outra área.” Na proposta de reforma tributária, horas antes do texto seguir para o Senado, foi retirada uma emenda que favoreceria a BYD com isenção de impostos federais até 2032 para empresas que se instalam noNordeste. Se este benefício for retira- do definitivamente como isto influencia os passos da BYD no Brasil? Acompanhamos a discussão [da reforma tributária] que foi feita na Câmara, agora indo para o Senado, e precisamos esperar o desfecho para fazer uma reanálise e um rearranjo com relação a novos inves - timentos. Mas a decisão da construção da fábrica [de automóveis na Bahia] já está tomada. O que estamos fazendo agora é acelerar as conversas com os governos federal e estadual para iniciar os trabalhos na planta o quanto antes, para conseguir atender o objetivo de até o fim do ano que vem, início de 2025, iniciar a produção dos veículos. ABYD anunciou investimento de R$ 3 bi- lhões e a instalação de três unidades em Camaçari: uma linha de carros elétricos e híbridos, outra de caminhões e ônibus elétricos e uma terceira para processa- mento de lítio e fosfato de ferro. Parece pouco dinheiro para fazer três fábricas. Como estes recursos serão aplicados? Para esta primeira fase do nosso projeto o investimento inicial de R$ 3 bilhões envolve somente a fabricação de carros híbridos e elétricos. Nas outras fases teremos outros investimentos para a produção de caminhões, ônibus e be - neficiamento de lítio. A BYD pretende utilizar mão-de-obra local que já tinha sido qualificada pela Ford em Camaçari?

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=