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12 FROM THE TOP » MARCELLO SCHNEIDER, BYD Agosto 2023 | AutoData de estudos e pleiteamento de alguns benefícios para adequação de uma nova indústria na região. A BYD participou há cerca de um mês de um evento festivo em Salvador para confirmar seu investimentoemCamaçari, mas não foi confirmadoondeexatamente iria ser instalada a fábrica, embora a fá- brica fechada da Ford fosse dada como certa. Representantes da empresa dis- seramque anunciariam isto emduas se- manas. Mas esse prazo passou e nada foi confirmado. O que aconteceu? Este é umprocesso que envolve a antiga proprietária da planta [a Ford], o governo e a BYD, mas não existe negociação direta dos entes privados. Isto está sendo con - duzido pelo governo da Bahia. Estamos nestemomento aguardando o desfecho das negociações da outra companhia com o governo baiano para dar anda - mento ao nosso projeto. Estamos esgo - tando todas as possibilidades para fazer a aquisição da unidade da antiga Ford, está 99% encaminhado, faltam peque - nos acertos. Mas se isto não for possível vamos partir para uma outra área. Temos interesse que isso seja rápido, porque queremos iniciar a produção do primeiro veículo já no fim do ano que vem ou iní - cio de 2025, mas precisamos de cautela para fazer o processo de forma correta. [NOTADAREDAÇÃO: Após esta entrevis - ta, em11 de agosto a Ford comunicou que chegou a acordo como governo estadual para a transferência da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado Da Bahia, com posterior indenização à em - presa em valores de o mercado. Com isto o Estado poderá, em tese, vender as instalações à BYD]. “ A ideia é começar a produzir em Camaçari o Song, um híbrido, e também o elétrico Dolphin. Seriam dois modelos de entrada. Ainda não posso garantir nenhum preço, mas serão altamente competitivos.” um fabricante chinês a venda daquelas instalações. Quando a BYDefetivamente entrou na negociação? A tomada de decisão pela Bahia émuito recente e foi rápida, começamos esta conversa no ano passado e concluímos no meio deste ano. A empresa já vinha analisando o mercado brasileiro para entender quais eram as possibilidades. Desde 2015 estávamos trazendo ao Brasil veículos leves elétricos para testar omer - cado commotoristas de táxi, aplicativos e vans de entrega. Até que surgiu essa grande oportunidade na Bahia. Antes dis - so houve tambémuma análise superficial [de aquisição] da planta [da Ford] emSão Bernardo do Campo [fechada em 2019] mas isso não evoluiu. Quais incentivos os governos federal e estadual ofereceram para BYD decidir instalar uma fábrica na Bahia? Quando começamos as conversas já existia na Bahia uma montadora e os benefícios que governos federal, es - tadual e municipal tinham colocado à disposição. Estamos em uma fase final

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