402-2023-08

10 FROM THE TOP » MARCELLO SCHNEIDER, BYD Agosto 2023 | AutoData Brasil entra nos sonhos da BYD D o grande significado aspira - cional que carrega no seu próprio nome Build Your Dreams, concentrado na pe - quena sigla BYD, nasceu a gigante chinesa que desenvolve e produz baterias, painéis solares, trens eveí - culos elétricos, com600mil funcio - nários e faturamento de quaseUS$ 62 bilhões em2022, quandovendeu 1,8 milhão de carros e ultrapassou a Tesla como maior fabricante de automóveis elétricos do mundo. De todos os sonhos já cons - truídos pela BYD o Brasil é o mais recente deles, uma ponta-de-lança para consolidar a internacionaliza - ção da companhia. O economista e administrador de empresas Mar - cello Schneider, diretor de relações institucionais, é um dos principais executivos contratados para trans - formar em realidade as ambições da BYD no País, onde a empresa pretende avançar tão rápido quanto já fez em seus apenas vinte anos de existência. Trabalhando na subsidiária bra - sileira desde 2017, Schneider con - vive comesta velocidade todos os dias. Agora sua principal missão é consolidar o investimento de R$ 3 bilhões para produzir automóveis elétricos e híbridos na Bahia já no fim de 2023 ou começo de 2024, comnegociações intensas e ainda não totalmente concluídas com o governo da Bahia para adquirir as instalações da Ford em Camaçari: “O desafio é grandemas é possível: a BYD já provou várias vezes que consegue fazer”. Nesta entrevista Schneider conta como as nego - ciações e planos da BYD seguem avançando rápido no País. O Brasil parece muito pequeno para a BYD. Com o imenso mercado chinês de veículos elétricos na porta de casa, por que a empresa decidiu explorar o Brasil? Omercado brasileiro émuito importante para qualquer empresa, seja ela chinesa ou de qualquer outra nacionalidade. Pro - va dessa importância é que Brasil talvez seja o único país fora da China a receber todas as tecnologias da BYD, que está aqui desde 2013, primeiro com a fábrica de chassis de ônibus elétricos, depois coma produção de painéis solares, pos - teriormente inaugurou a unidade de ba - terias em Manaus [AM], temos o projeto de instalação domonotrilho [emSalvador, BA] e agora anunciamos o investimento na fábrica de veículos de passageiros [na Bahia]. Então o Brasil é sem dúvida um lugar onde a BYD quer construir seus sonhos e tornar o País um hub para toda a América Latina. Desdeque a Forddecidiu fechar a fábrica deCamaçari, ainda no começode 2021, o governo baiano dizia que negociava com Entrevista a Leandro Alves e Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=