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85 AutoData | Julho 2023 Eletra inaugura nova fábrica de ônibus elétricos Chassi elétrico Mercedes-Benz eO500U é credenciado no Finame XCMG lança caminhão elétrico no Brasil e estuda nacionalização Marcopolo inicia programa de vendas do seu ônibus elétrico Attivi Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Eletra inaugurou na no início de junho seu novo prédio industrial, próximo à Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP. A unidade recebeu parte dos R$ 150 milhões do plano de in- vestimentos da Eletra, que tem como meta tornar-se a maior fabricante brasileira de veículos elétricos de transporte. Na fábrica a Eletra recebe os chassis da Mercedes-Benz e Scania e instala o sistema elétrico fornecido pela WEG, formado por motor elétrico, in- versor e baterias. De lá o chassi vai para a fábrica da Caio Induscar em Botucatu, SP, onde é encarroçado. A linha de chassis elétricos de ônibus da Eletra é composta por seis modelos, todos urbanos. Comprodução em série iniciada em junho, o chassis de ônibus urbano elétrico eO500U, da Mercedes- -Benz, foi credenciado no BNDES para financiamentos por meio do Finame Baixo Carbono. O veículo atende ao índice mínimo de 5% de conteúdo nacional exigido pelo banco até o fim de 2024 para a linha, porcentual que ascenderá para 15% a partir de 2025, em 2027 vai para 30% e, dois anos depois, o banco exigirá 50%. Componentes do sistema elétrico e as baterias do eO500U são fornecidos pela BorgWarner, que executa a montagem do conjunto em Piracicaba, SP. A chinesa XCMG, que já produz máquinas de cons- trução no Brasil, em Pouso Alegre, MG, e já investiu mais de US$ 500 milhões no País, lançou o caminhão E7-49T6×4, primeiro cavalo-mecânico elétrico vendido aqui, pelo preço de R$ 1,3 milhão. O modelo tem 49 toneladas de PBT, motor de 482 cv e autonomia de 150 km. Para iniciar as vendas a XCMG importou duzentas unidades da China, que já estão à venda nas suas 45 concessionárias, com expectativa de comercializar todos os veículos até dezembro. Aempresa templanos de nacionalizar a produção nos próximos dois anos. Divulgação/Eletra Pedro Kutney AMarcopolo começou a vender o seuAttivi, primeiro veículo completo com chassi e carroceria produzidos pela encarroçadora na fábrica deAna Rech, emCaxias do Sul, RS. Após cinco anos de desenvolvimento a empresa programou a produção de 130 veículos a bateria até o fim deste ano, para mercado doméstico e exportações, sendo que dez deles entramem testes de demonstração nas frotas de transporte urbano de algumas capitais do País. Segundo a Marcopolo seu ônibus elétrico tem índices de nacionalização de 58% para o chassi e de 96% para a carroceria. As células para as baterias de lítio são importadas da chinesa CATL e montadas em sistemas completos, incluindo o gerenciamento eletrônico, pela brasileira Moura em Belo Jardim, PE, e o motor elétrico central de 395 kW, ou cerca de 530 cv, é fornecido pela tambémbrasileira WEG, de Jaraguá do Sul, SC.

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